13. Leia o trecho a seguir para responder às questões. Ele foi extraído de uma revista de divulgação científica.
Você sabia que há uma ciência que explica a paixão pela natureza?
Acredite: alguns pesquisadores decidiram investigar a fundo a razão pela qual muitas pessoas sentem necessidade de estar próximas da natureza ou são tão sensíveis aos bichos, às plantas e a tudo que é natural. Dessa investigação surgiu uma área da ciência chamada biofilia (do grego, bios = vida + philia = amor). [...]
Outro ponto que a biofilia analisa é a razão pela qual temos uma relação mais próxima, mais, digamos, afetuosa, com espécies com as quais nos identificamos. Quer um exemplo? O que você acha do joão-de-barro, aquela ave que constrói seu ninho em forma de casa? Provavelmente você terá algo de bom a dizer, justamente pelo fato de comparar uma habilidade dela com a mesma habilidade humana. [...]
Márcio Luiz Vargas Barbosa Filho. Ciência Hoje das Crianças, n. 263, p. 16, dez. 2014.
a) Se a palavra Acredite fosse eliminada do primeiro parágrafo, não haveria prejuízo no significado geral do texto. No entanto, a presença dela cria um sentido. Explique qual.
b) Releia o primeiro período do segundo parágrafo. Que sentido a presença da palavra digamos cria?
c) O termo do qual o texto trata foi formado por qual processo?
d) O termo joão-de-barro foi formado por qual processo?
e) Dê exemplos de substantivos comuns formados pelo mesmo processo, a partir do nome próprio Maria.
f) Por que provavelmente os nomes João, Maria, Zé são usados na formação de substantivos comuns?
Soluções para a tarefa
13. a) A presença da palavra "acredite" cria o sentido de persuasão, pois a forma verbal no imperativo apresenta um conselho para o leitor.
b) A presença da palavra "digamos" cria o sentido de hipótese, possibilidade, algo que o autor não está muito certo que é verdadeiro.
c) O termo do qual o texto trata ("biofilia") foi formado pelo processo de composição, pois juntou-se o radical "bios" (vida) ao radical "philia" (amor).
d) O termo "joão-de-barro" foi formado pelo processo de composição por justaposição, pois houve junção de palavras sem perda de fonemas.
e) Substantivos comuns formados por composição, a partir do nome próprio Maria:
ave-maria; maria-vai-com-as-outras; maria-gasolina; salve-maria
f) Provavelmente os nomes João, Maria, Zé são usados na formação de substantivos comuns porque são os nomes mais comuns que existem, assim guardam uma certa impessoalidade.