13. As expedições destinadas ao apresamento de indígenas constituíram, como se pode observar no mapa a seguir, a principal atividade realizada pelos bandeirantes paulistas entre os séculos XVI e XVIII.
Esquema geral das expedições de apresamento (1550-1720)
Expedições de resgate e apresamento dos guarani, 1550-1635 (por mar) Expedições de resgate e apresamento dos guarani, 1585-1641 (por terra) Expedições de apresamento de outros grupos, sobretudo após 1640 Expedições de mercenários paulistas nas guerras do Nordeste, 1658-1720
Estabeleça a relação existente entre as expedições de apresamento e as atividades econômicas desenvolvidas pelos habitantes da capitania de São Vicente. Em seguida, Identifique um efeito dessas expedições para a colônia portuguesa na América.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A ocupação das terras do planalto pelos paulistas ocasionou conflitos com as populações nativas locais, que foram em grande parte aprisionadas e então utilizadas como mão de obra escrava na lavoura de gêneros alimentícios. Por sua vez , o desenvolvimento dessa lavoura, destinada ao comercio intercolonial, estimulou a organização de novas expedições destinadas ao apresamento de indígenas, Entre os efeitos encontram-se:
o desbravamento e conhecimento dos sertões;
descoberta de ouro na região das minas gerais;
extermínio e escravização da população ameríndia;
criação de caminhos e estradas entre as regiões desbravadas;
ampliação da oferta de mão de obra escrava indígena para outras regiões da América portuguesa;
legitimação das pretensões territoriais portuguesas na negociação do tratado de Madrid.
Explicação:
Expedições de apresamento permitiram a sobrevivência econômica dos habitantes da capitania de São Vicente, forneceu escravos para latifúndios e teve como efeito para a colônia portuguesa a interiorização da colônia, criação de vilas, desenvolvimento do comércio interno e descobrimento de ouro e diamantes.
Bandeiras de apresamento
Elas geraram conflitos entre bandeirantes e indígenas. Estes foram escravizados e enviados às lavouras de cana-de-açúcar. A economia paulista, assim, passou a se basear no trabalho escravo e estimulou o aumento das expedições de apresamento.
Essas expedições interferiram no processo de colonização e ocasionaram:
- Ampliação da oferta de mão-de-obra escrava
- Extermínio de populações indígenas
- Chegada aos sertões e descoberta das drogas do sertão
- Descobrimento de metais preciosos
- Desenvolvimento da economia mineradora
- Interiorização da colônia e legitimação das ambições portuguesas de alargamento da colônia dando origem ao Tratado de Madri
Leia sobre o Brasil Colônia: https://brainly.com.br/tarefa/25158765
#SPJ2