ENEM, perguntado por CleivisonViera8844, 1 ano atrás

13. "A revolução documentária tende a promover uma nova unidade de informações: em vez do fato que leva ao acontecimento e a uma história linear, a uma memória progressiva, o privilégio passa ao dado, que leva à série e a uma história descontínua. A memória coletiva valoriza-se, organiza-se como patrimônio cultural. Fonte: LE GOFF, J. Apud RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. T. III. Campinas: Papirus, 1997. p. 215. O comentário apresentado expressa a) a defesa da visão positivista da História, que valoriza o fato histórico e o nacionalismo. b) o reconhecimento do alcance da História mar- xista, uma vez que defende a dimensão da me- mória coletiva. c) a nova visão do conhecimento histórico, que re- vela ao pesquisador outras fontes e outros agentes. d) o conceito de cultura material numa perspectiva marxista onde o não patrimônio tem muita repre- sentatividade na História. e) o conceito de patrimônio, como objeto primordi- al da História, pois leva o indivíduo a descobrir o significado da defesa dos valores da coletividade.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
0

Letra e.

Nota-se, por intermédio do texto acima, a importância que o pensamento coletivo apresenta para a humanidade. As percepções inerentes aos povos, bem como as visões que os mesmos apresentam do mundo são de grande e primordial relevância.

Portanto, o conceito de patrimônio não está relacionado com apenas o conceito ou com uma linearidade de pensamentos. Mas sim, engloba uma série de pensamentos e consciências inerentes ao coletivo.

Perguntas interessantes