12) Podemos afirmar que os jogos eletrônicos são ferramentas que auxiliam no
aprendizado.Dentre as respostas abaixo,qual não condiz com essa afirmativa?
a) ( ) A maioria dos jogos eletrônicos exige dos participantes alto nivel de concentração.
b) ( ) Esse tipo de conteúdo consegue trabalhar a agilidade e o raciocínio
c) ( )Os participantes lidam com situações adversas, estimulando-os a fazer escolhas mais
acertadas sob pressão.
d) ( )Essa estratégia pedagógica é uma tendência da educação digital.
e) ( )Apesar dos participantes aprenderem nos games, não há muito o que beneficiar na
sua vida escolar ou profissional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e) ( )Apesar dos participantes aprenderem nos games, não há muito o que beneficiar na sua vida escolar ou profissional.
Explicação:
Melhora a coordenação motora
Ainda que a principal função dos jogos seja o entretenimento, eles têm sido vistos como excelentes aliados do desenvolvimento de habilidades importantes. Isso porque trazem regras, informações complexas e a necessidade de raciocínio rápido.
Aqueles que são baseados em ação, por exemplo, exigem dos seus jogadores uma habilidade motora e visual muito grande. Assim, eles podem ser bastante úteis ao estimular uma melhor coordenação para conduzir veículos.
Além disso, os estímulos oferecidos ao corpo por meio das imagens e a necessidade de seguir comandos específicos podem ser oportunos para aprender uma nova habilidade, como tocar instrumentos musicais.
Se considerarmos o alto grau de dificuldade exigida por essa atividade aos seus praticantes, aliado ao fato de trabalhar a coordenação motora, percebemos que os jogos podem facilitar muito o processo de aprendizagem.
Auxilia o raciocínio lógico
A maioria dos jogos eletrônicos exige dos seus praticantes um alto nível de concentração e, consequentemente, demanda a tomada de decisões de forma rápida. Portanto, esse tipo de conteúdo consegue trabalhar a agilidade e o raciocínio. Dessa maneira, é capaz de ajudar a lidar com situações adversas, porque estimula a fazer escolhas mais acertadas sob pressão.
As habilidades impostas pelos jogos mais modernos auxiliam o cérebro de pessoas de todas as idades. Esse tipo de recurso pode ser convertido para o ambiente escolar, por meio de ferramentas que auxiliam o aprendizado, inclusive.
Dessa forma, além de um simples momento de lazer, os seus praticantes podem aprender por meio dos games e se beneficiar em sua vida escolar ou profissional. Ademais, essa estratégia pedagógica é uma tendência da educação na era digital, já que também melhora o trabalho dos educadores, pois aumenta o interesse nas aulas e estimula o aprendizado.
Desenvolve a capacidade de tolerância a frustrações
Normalmente, crianças e adolescentes não sabem exatamente como lidar com suas frustrações ou demonstrem ser pouco tolerantes diante das decepções vivenciadas — seja nas brincadeiras, seja na vida real. Nesse sentido, as perdas que acontecem com frequência nos jogos podem ajudar a lidar melhor com isso.
Os jogos devem ser usados de maneira estratégica para melhorar a forma como os jovens lidam com as emoções diante de uma frustração. Da mesma forma, ajudam a educá-lo sobre as vitórias, as derrotas, a honestidade e o jogo limpo. As crianças podem aprender por meio do game que perder também faz parte da brincadeira, sendo possível recomeçar, assim como na vida.
Cria oportunidades profissionais
Como falamos no início do texto, a tecnologia está presente em nosso dia a dia e em pleno desenvolvimento. No mercado de games, existem diversas oportunidades de seguir uma carreira de sucesso, visto que a indústria de jogos tem grande potencial de crescimento. São muitas as possibilidades para os apaixonados pelos jogos de encontrar satisfação profissional nessa área.