Geografia, perguntado por Millymoreira1737, 1 ano atrás

12. Leia os dois textos. Texto 1: Washington acusa Moscou de adotar uma política “imperialista” contra a Chechênia. William Safire, um dos principais porta-vozes dessa linha de acusação, diz que a guerra traduziu a velha vontade imperialista russa de dominar as fontes e as linhas de abastecimento de petróleo e gás iranianos e da bacia do mar Cáspio, e, com isso, garantir uma influência forte sobre a vida econômica de seus adversários. Texto 2: [...] em 1992, o senador americano Robert Dole declarou que as “preocupações” dos Estados Unidos quanto às reservas de petróleo e gás mundial haviam se ampliado da região do Golfo [Pérsico] “rumo ao Norte, incluindo o Cáucaso, o Cazaquis- tão e a Sibéria”. E cinco anos depois, o senador Sam Brownback fez aprovar uma nova resolução, conhecida como “estratégia da rota da seda”, segundo a qual os Estados Unidos deveríam ampliar sua presença na bacia do Cáspio. Chechênia, aliás, Eurásia. Mundo: Geografia e Política Internacional. lu mar. 2000. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2014. a) Localize em um mapa todos os países e lugares citados nos dois textos. b) Os textos apresentam visões totalmente opostas sobre o conflito entre a Rússia e a Chechênia. Quais os possíveis interesses russos e estadunidenses na região? c) Converse com seus colegas, pesquise na internet e relacione outros conflitos no mundo envolvendo recursos naturais. Em sua resposta, indique os países que entraram em conflito e o objeto da disputa.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
31
Olá,

  A Chechênia é um lugar que possui muitos recursos naturais que são essenciais para o desenvolvimento econômico de um país como EUA, que sempre está a procura de novas formas de capitalizar os recursos, embora ela pertença a Rússia, os EUA ainda correram atrás de dominar os recursos deste local.

   A África é um local exemplo de busca incessantes dos mais diversos recursos e palco de inúmeros países que queriam dominar os recursos deste continente. O oriente médio também é palco constante desses conflitos.
Perguntas interessantes