Sociologia, perguntado por jaquebertanha8788, 9 meses atrás

12) Escreva sobre as características políticas e econômicas do Brasil Colonial e reflita como elas influenciaram nas práticas sociais posteriores. Lembre-se das desigualdades e do subdesenvolvimento brasileiro. *

Soluções para a tarefa

Respondido por naruto145
2

Resposta:

Brasil não foi criado para ser um país onde um povo descente pudesse morar e fizesse dele sua pátria. Desde os primórdios o Brasil foi criado para ser uma reserva extrativista de tudo que fosse possível retirar daqui.

Falar de colonização brasileira é falar de técnicas de sucção das nossas riquezas e não de colonização, pois o que foi feito aqui em nada é parecido com colonização. As pessoas vinham para cá com o púnico objetivo de arrancar um pedaço e depois tornarem a Portugal, então que colonização é esta? Colonizar significa transformar em  lugar de moradia, em pátria, mas isto nem de longe acontecia, mas aí veio Napoleão e as coisas mudaram. Contudo não se podia mudar o que nem existia. A vinda da família real para o Brasil trouxe o trono português e uma vontade imensa de D. João em ficar por aqui. Dom João queria colonizar o Brasil.

Deixemos de fora a história da vinda da família real e nos atemos ao que foi chamado de período colonial.

O que havia era o medo de outros países abocanharem alguns pedaços nossos e infelizmente isto não aconteceu. Colonização é o que Mauricio de Nassau fez em Pernambuco, construindo uma cidade com beleza e funcionalidade, o resto foi um amontoado de casebres e palhoças, afinal para quem não tinha intenção de ficar para que construir castelos?

E desde aquele tempo foi plantado no Brasil a semente das desigualdades e do subdesenvolvimento, pois óbvio que desde aquele tempo já existiam os pobres que se juntaram aos escravos e formaram a primeira população brasileira, pois não tinham como voltar para suas terras.

A discriminação e o subdesenvolvimento foram as duas pedras preciosas que a "colonização" plantou aqui e deram cria, existem até o dia de hoje, com governos que fingem lutar contra elas, mas, na real, não estão nem aí.

Explicação:

Perguntas interessantes