12. Em uma brincadeira com os seus filhos, João distribuiu uma peça triangular para cada um deles. Ele deu para
Luis um triângulo retângulo com um dos ângulos igual a 30°, para Ari um triângulo equilátero; para Carla
um triângulo isosceles com um dos ângulos da base também igual a 30°; e, para Lia, um triângulo retângulo
e isosceles. Depois de distribuidos, qual filho recebeu uma peça no formato de um triângulo obtusângulo?
A) Lia.
B) Carla.
Ari.
D) Luis
Soluções para a tarefa
Explicação passo-a-passo:
( Antes de prosseguirmos, devemos saber que pela lei angular de Tales, a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é 180°. Dito isso, vamos resolver. )
Bem, analisando os casos na ordem em que aparecem:
Luis não pode ser, já que o próprio problema nos disse que o triângulo de Luis é retângulo, e nenhum triângulo retângulo pode ser obtusângulo ( triângulo obtusângulo é um triângulo com um ângulo obtuso, ou seja, maior do que 90°. ).
Ari recebeu um triângulo equilátero, e todo triângulo equilátero tem os ângulos internos iguais a 60°, sendo assim também não pode ser o triângulo de Ari.
Carla recebeu um triângulo isósceles com um ângulo de 30° na base, e todo triângulo isósceles tem os 2 ângulos da base iguais, ou seja, o outro ângulo da base é 30°. Para completar 180°, o último ângulo é de 120°, que é maior do que 90°, portanto é um triângulo obtusângulo e
a alternativa certa é LETRA B.
Só vamos analisar o último caso: Lia recebeu um triângulo retângulo isósceles, ou seja, pelo mesmo de Luis, o triângulo de Lia não é obtusângulo. Vale a pena comentar que todo triângulo retângulo isósceles tem os outros dois ângulos iguais a 45°.
É isso amigo, forte abraço!!!! :)