Português, perguntado por anaclaraottoni8778, 6 meses atrás

12. Em que sentido, pode-se dizer que o conto reflete o comportamento da sociedade atual?

Soluções para a tarefa

Respondido por leticia2266
119

O conto representa um comportamento da sociedade atual ao retratar o fingimento inerente a algumas pessoas, a preocupação exacerbada com questões financeiras, bem como q ambição inerente aos personagens.

espero ter ajudado❤️

Respondido por heloisagoncalves745
1

O conto A carteira, de Machado de Assis, reflete o comportamento da sociedade atual ao revelar que muitos pensam em seu benefício pessoal em detrimento dos bens alheios, assim como mostra o conflito que ronda a vida de Honório, que deve escolher entre pagar suas dívidas ou devolver a carteira alheia.

Críticas sociais expressas em A carteira, de Machado de Assis

As narrativas machadianas são famosas pela exposição dos sentimentos contraditórios sociais, visto que muitos colocam suas ambições acima de tudo, inclusive de sua honestidade, ponderando situações que não deveriam, onde muitas vezes a solução é bem óbvia, como devolver a carteira.

O endividado Honório permanece atordoado enquanto não devolve a carteira do amigo, refletindo sobre o que seria pior: manter-se nas dívidas ou devolver o bem ao amigo a quem ele sabia pertencer.

Abaixo, um trecho do conto A carteira, de Machado de Assis:

De repente, Honório olhou para o chão e viu uma carteira.

Abaixar-se, apanhá-la e guardá-la foi obra de alguns instantes. Ninguém o viu, salvo um homem que estava à porta de uma loja, e que, sem o conhecer, lhe disse rindo:

— Olhe, se não dá por ela; perdia-a de uma vez.

— É verdade, concordou Honório envergonhado.

Para avaliar a oportunidade desta carteira, é preciso saber que Honório tem de pagar amanhã uma dívida, quatrocentos e tantos mil-réis, e a carteira trazia o bojo recheado. A dívida não parece grande para um homem da posição de Honório, que advoga; mas todas as quantias são grandes ou pequenas, segundo as circunstâncias, e as dele não podiam ser piores. Gastos de família excessivos, a princípio por servir a parentes, e depois por agradar à mulher, que vivia aborrecida da solidão; baile daqui, jantar dali, chapéus, leques, tanta cousa mais, que não havia remédio senão ir descontando o futuro.

Aprenda mais sobre outras obras de Machado de Assis: brainly.com.br/tarefa/17387997

#SPJ5

Anexos:
Perguntas interessantes