12
1. O que é Deriva Continental?
Conhecimento em ação
2. O que são placas tectónicas?
3 onde os terremotos ocorrem com mais frequência?
Explique os tipos de limites que ocorrem entre as placas tect
s Relacione a coluna A com a coluna B
Coluna A
Coluna B
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Deriva Continental é uma teoria que inicialmente postulou o movimento das massas continentais ao longo do tempo geológica da Terra, considerando que, anteriormente, os atuais continentes possuíam outras formas e até mesmo se situavam em outras localidades do planeta.
2-Placas tectônicas são blocos semirrígidos que formam a crosta terrestre. O movimento dessas placas é constante, fazendo com que se afastem ou se aproximem umas das outras. Placas tectônicas são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre.
3-As regiões mais sujeitas a terremotos são aquelas próximas às placas tectônicas como o oeste da América do Sul onde está localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regiões em que se formam novas placas como no oceano Pacífico onde se localiza o Cinturão de Fogo.
Explicação:
tipos: Divergentes, Convergentes e Conservativos.
Convergente: As placas com movimento convergente são aquelas que se chocam diretamente entre si, indo uma contra a outra.
Movimento divergente: Ocorre quando as placas afastam-se uma da outra
Movimento transformante: É quando as placas se deslocam unilateralmente, havendo, ainda sim, o atrito entre elas, com a ocorrência de terremotos e a formação de alguns falhamentos