117 01 – O que foi o Estado de Bem-Estar Social? 02 – Qual era a finalidade do Estado de Bem-Estar Social? 03 – (FCC 2009) O Estado do Bem-Estar Social, também denominado Welfare State, caracteriza-se A) Pelo “enxugamento” da máquina administrativa, busca de estabilidade fiscal e transparência nos gastos públicos. B) Pelo denominado “Estado mínimo”, com atuação apenas na preservação da propriedade e da segurança C) Pela função de fomento da iniciativa privada nas áreas de interesse social, em substituição à atuação direta do Estado. D) Pela intervenção direta no domínio econômico, com vistas à produção de bens e serviços à população E) Pela intervenção direta apenas em setores essenciais, como saúde e educação, e fomento à iniciativa privada para atuação em atividades próprias de mercado. 04 – (UNICENTRO 2019) O Estado de Bem-Estar Social ou welfare state, implantado em várias partes do mundo, mas, principalmente na Europa, após a II Guerra Mundial, pressupõe que: A) O livre mercado, o individualismo e a meritocracia são direitos naturais devendo o Estado garanti-los, porém não interferindo em sua auto-regulamentação. B) Haja o fim da propriedade privada, a constituição de uma igualdade universal e a proibição da livre iniciativa. C) A propriedade privada é um direito humano inalienável e requisito para o exercício da cidadania e do direito à rebelião contra governos ilegítimos. D) A educação, a assistência médica, o emprego, a renda mínima, a moradia e a liberdade de expressão são direitos de todos os cidadãos e devem ser garantidos pelo Estado. E) O Estado deve controlar todo o corpo social, tanto na esfera pública quanto na privada, sem espaço para as liberdades individuais e oposição de ideias.
Soluções para a tarefa
1 - O Estado de bem-estar social foi um modelo (comum na Europa durante o pós-guerra) político que buscava atenuar algumas contradições do capitalismo por meio da expansão dos serviços públicos, de modo a garantir um padrão mínimo de dignidade para todos os cidadãos.
2 - Há diferentes finalidades para este modelo: uma delas era frear o avanço das ideias socialistas pela redução das diferenças de classe, enquanto outra era promover o desenvolvimento humano dentro destes países
03 – (FCC 2009) O Estado do Bem-Estar Social, também denominado Welfare State, caracteriza-se
A) Pelo “enxugamento” da máquina administrativa, busca de estabilidade fiscal e transparência
nos gastos públicos.
B) Pelo denominado “Estado mínimo”, com atuação apenas na preservação da propriedade e da
segurança
C) Pela função de fomento da iniciativa privada nas áreas de interesse social, em substituição à
atuação direta do Estado.
D) Pela intervenção direta no domínio econômico, com vistas à produção de bens e serviços à
população
E) Pela intervenção direta apenas em setores essenciais, como saúde e educação, e fomento à
iniciativa privada para atuação em atividades próprias de mercado
R:D) Pela intervenção direta no domínio econômico, com vistas à produção de bens e serviços à
04 – (UNICENTRO 2019) O Estado de Bem-Estar Social ou welfare state, implantado em várias partes do
mundo, mas, principalmente na Europa, após a II Guerra Mundial, pressupõe que:
A) O livre mercado, o individualismo e a meritocracia são direitos naturais devendo o Estado garanti-los, porém não interferindo em sua auto-regulamentação.
B) Haja o fim da propriedade privada, a constituição de uma igualdade universal e a proibição da
livre iniciativa.
C) A propriedade privada é um direito humano inalienável e requisito para o exercício da cidadania e do direito à rebelião contra governos ilegítimos.
D) A educação, a assistência médica, o emprego, a renda mínima, a moradia e a liberdade de expressão são direitos de todos os cidadãos e devem ser garantidos pelo Estado.
E) O Estado deve controlar todo o corpo social, tanto na esfera pública quanto na privada, sem
espaço para as liberdades individuais e oposição de ideias
R:D) A educação, a assistência médica, o emprego, a renda mínima, a moradia e a liberdade de expressão são direitos de todos os cidadãos e devem ser garantidos pelo Estado.
Resposta:
E) Pela intervenção direta apenas em setores essenciais, como saúde e educação, e fomento à
iniciativa privada para atuação em atividades próprias de mercado.
Explicação: