115 PUC-SP) A doutrina calvinista estabelecia para seus adeptos uma vida regrada, disciplinada, dedicada
ao trabalho, afastada do ócio, dos vícios e da ostentação. Esse código de conduta levou alguns autores a con-
siderar esses princípios do calvinismo como fatores que favoreceriam o processo de acumulação capitalista.
Dentro dessa doutrina, apoiada numa interpretação particular da noção de onisciência divina, conformar-se a
esse ideal de conduta não seria o caminho para a salvação, mas seus resultados visíveis — o sucesso material
- dariam ao eleito a confirmação do estado de graça.
Esse código de conduta fundamentava-se no princípio doutrinário que pregava:
a) a justificação pela fé, ou seja, a fé como meio de obtenção da graça e da salvação.
b) a predestinação à salvação, ou seja, a ideia de que alguns já nascem escolhidos por Deus para serem salvos, estado
impossível de ser modificado, passível, apenas, de ser reconhecido pelos "sinais" presentes na vida dos "eleitos".
C) a salvação pelas obras, ou seja, a redenção por um ato voluntário do indivíduo, que deveria cumprir os man-
damentos divinos, praticar a caridade, intensificar orações e peregrinações.
d) a vocação missionária e a opção pelos pobres, ou seja, a missão de pregar o evangelho e difundir a doutrina
especialmente entre aqueles que se achavam destituídos das riquezas terrenas.
e) a valorização do ascetismo, a flagelação do corpo e a negação da posse de riquezas materiais como meios
de alcançar a graça divina, afastando da mente e da alma aquilo que seria considerado "tentação da carne".
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Resposta:
a alternativa correta é a "b"
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b) a predestinação à salvação, ou seja, a ideia de que alguns já nascem escolhidos por Deus para serem salvos, estado impossível de ser modificado, passível, apenas, de ser reconhecido pelos "sinais" presentes na vida dos "eleitos".
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