Biologia, perguntado por NicolySilveira3693, 1 ano atrás

11.(Unesp)Darwin ajuda luta contra AidsCharles Darwin aprovaria. O novo tratamento contra a Aids, em desenvolvimento na Universidade Harvard. promete um raro avanço no combate à doença. Mas, melhor ainda, pela primeira vez uma terapia está levando a sério a teoria da evolução darwiniana, baseada no principio da seleção natural [...]. A equipe da Universidade resolveu testar o que aconteceria se uma população de vírus fosse submetida a várias drogas, AZT, DDl e Piridinona, que atacassem o mesmo alvo. O alvo é a enzima transcriptase reversa, que o HIV usa [...] para integrar seu genoma ao da célula infectada. (...) O resultado foi revolucionário [...], o vírus acabou perdendo a capaddade de se multiplicar. (...) O tratamento só é eficaz quando as drogas são ministradas conjuntamente (...)Folha dc 28 fev. 1993.Lembre-se de que cada droga reconhece e atua sobre uma região especifica da enzima transcriptase reversa, e que as enzimas dependem de sua composição de aminoácidos e estrutura espacial para exercer sua função.a)Do ponto de vista evolutivo, e considerando a ação da seleção, explique o que ocorreria com a popula-.çâo virai se fosse utilizada uma única droga.b)Por que o tratamento só se mostrou efica2 com a administração conjunta das três drogas?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
27

Olá!


a) De acordo com as teorias evolutivas, a existência de somente uma droga, levaria a uma seleção de populações virais mais resistentes, que sofreriam mutações aleatórias, ou seja, adaptações corroborando o processo de evolução biológica.


b) As três drogas permitiram que o vírus fosse completamente neutralizado, de forma a evitar que todos os processos de crescimento viral fossem inibidos ou bloqueados, conforme a atuação da enzima.

Perguntas interessantes