Saúde, perguntado por b6biabmaryolmamor, 1 ano atrás

11-Um funcionário trabalhou vários anos em uma indústria química. Durante esse período, teve dois filhos: um menino que apresenta uma grave doença causada por um gene situado no cromossomo X e uma menina que não apresenta a doença. O funcionário quis processar a indústria por responsabilidades na doença de seu filho, mas o médico da empresa afirmou que a acusação não era pertinente. Por que o médico afirmou que a acusação não era pertinente?

Soluções para a tarefa

Respondido por alexandrevini
226
A acusação não é pertinente, pois a doença é determinada por um gene localizado no cromossomo X, que o menino herdou de sua mãe. Nesse caso, a enfermidade da criança não poderia ser atribuída a qualquer modificação no organismo do pai (que forneceu ao menino seu cromossomo Y).
Respondido por Danas
20

Essa é uma doença causada por um alelo recessivo no cromossomo X, como o daltonismo.

A doença no caso é transmitida pela mãe, já que o pai não pode transmitir o cromossomo "X" para os filhos, apenas para as filhas.

A mulher sempre gera gametas sexuais com um cromossomo X, os gametas do pai é que podem variar em X e Y, por isso não tem como o pai transmitir um cromossomo X.

Por ser uma doença recessiva e os homens terem apenas um cromossomo "X", basta um alelo para ela se expressar, diferente das mulheres, que possuem dois cromossomos "X".

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/18143268

Anexos:
Perguntas interessantes