11. (UFMT) Após a abdicação de D. Pedro I, seguiu-se o Período Regencial (1831-1840), uma época turbulenta da história do Brasil.
sobre o período, assinale a alternativa correta.
a) De 1831 a 1840, o Brasil foi governado por uma regência única, tendo à frente o Padre Diogo Antônio Feijó.
b) Ocorreu a vitória das forças governamentais sobre os revoltosos farroupilhas, que foram exilados na
Argentina.
c) Houve uma divisão entre as elites políticas dominantes, fato que favoreceu a explosão de revoltas regionals.
d) O Exército foi extinto, e em seu lugar foi criada a Guarda Nacional, com a função de proteger as fronteiras
nacionais.
e) A tendência descentralizadora do Primeiro Reinado foi substituída por um forte centralismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O período da história brasileira após a abdicação de Pedro I em 1831foi uma época de amplas reformas e caos. Na ausência de um monarca dominante, a Assembleia Geral nomeou uma regência de três homens para governar até que o filho de Dom Pedro completasse dezoito anos. Seu mandato foi caracterizado por um vácuo político e constitucional, governos instáveis, subordinação do executivo ao legislativo, transferência do poder central para as assembleias provinciais e medidas liberais para criar uma forma federalista de governo.
As reformas promulgadas em 1834 reduziram o poder do executivo e do imperador e descentralizaram o governo. Os regentes perderam algumas prerrogativas do poder executivo e dos poderes moderadores, incluindo a capacidade de dissolver a Câmara dos Deputados e conferir títulos de nobreza, e tornaram-se subordinados ao legislativo.
As reformas tornaram o governo central uma sombra, eliminaram o centro de autoridade e legitimidade e incentivaram as forças centrífugas regionalistas. Seguiram-se várias revoltas e revoltas, entre elas: Cabanos - Pernambuco e Alagoas (1835-1836); Cabanagem - Pará (1831-1833, 1835-1837); Balaiada (1838-1840); Sabinada - Bahia (1838-1840); e Farroupilha - Rio Grande do Sul (1835-1845).
Portanto, o a alternativa correta é a alternativa C.
Explicação:
Alternativa (c)
ESPERO TER TE AJUDADO!