11-Quanto à eletricidade, no contexto da localização industrial na Europa, assinale o que for correto:
a) A eletrificação permitiu que as indústrias se espalhassem por praticamente todo o continente.
b) A energia nuclear é limpa, por isso é utilizada como principal fonte de energia industrial da Europa.
c) Entre as fontes de energia renováveis utilizadas atualmente, destacam-se somente a cólica e solar.
d) A energia elétrica atualmente é pouco diversificada, sendo obtida somente a partir da queima de carvão mineral e petróleo, assim como na Revolução Industrial.
e) As indústrias ainda se localizam nas áreas próximas às jazidas de carvão mineral, descobertas nos séculos XVIII e XIX.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Por Revolução Industrial, as ciências humanas compreendem como o período de grande desenvolvimento tecnológico que foi iniciado na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII. Com o tempo, esse desenvolvimento espalhou-se para outras partes do mundo, como a Europa ocidental e os Estados Unidos. Assim, surgiu a indústria, e as transformações causadas por essa possibilitaram a consolidação do capitalismo.
A economia, a nível mundial, sofreu grandes transformações. O processo de produção de mercadorias acelerou-se bastante, já que a produção manual foi substituída pela utilização da máquina. O resultado foi o estímulo à exploração dos recursos da natureza de maneira excessiva, uma vez que a capacidade produtiva aumentou. A Revolução Industrial também impactou as relações de trabalho, gerando uma reação dos trabalhadores, cada vez mais explorados no contexto industrial.
B) Em termos de fontes energéticas, a energia nuclear consiste na produção de eletricidade a partir do processo de fissão nuclear e, em consequência, da reação de fissão nuclear em cadeia, o que libera uma grande quantidade de calor (energia térmica). Nesse sentido, as usinas nucleares ou usinas termonucleares são consideradas, atualmente, uma entre as principais opções para o desenvolvimento dos lugares a partir do fornecimento de estrutura energética.
O processo de fissão nuclear – ou seja, a divisão do núcleo atômico – foi descoberto no ano de 1938 e inicialmente utilizado para fins bélicos, cujo resultado mais expressivo foi a produção das bombas atômicas, entre outras armas nucleares e radioativas. Posteriormente, os estudos científicos avançaram e desenvolveram formas de expandir o emprego dessa tecnologia para fins pacíficos, principalmente para a obtenção de eletricidade.
A fissão do núcleo de átomos pesados, ou seja, que possuem uma grande quantidade de prótons e nêutrons, libera muito calor, que poderia ser, então, aproveitado no processo de conversão de energia térmica em elétrica. Em termos de comparação, o Urânio-235 – principal material radioativo utilizado na fissão nuclear das usinas termonucleares – libera 80 mil vezes mais energia do que a queima do carvão mineral, que é o principal material utilizado nas usinas termoelétricas convencionais.
A construção e uso das usinas termonucleares expandiram-se consideravelmente a partir da década de 1960, atingindo, nos dias atuais, quase 15% de toda a produção mundial de energia. No entanto, os riscos apresentados em relação a acidentes radioativos e a possíveis impactos ambientais dificultam a expansão dessa fonte energética, uma vez que existe muita pressão no mundo inteiro por parte de governos, instituições e grupos socioambientais para conter a sua utilização.
Além disso, os países que optam por desenvolver métodos e tecnologias referentes à energia nuclear sofrem com a desconfiança da Comunidade Internacional sobre a possibilidade de desenvolverem também armas nucleares de destruição em massa. Portanto, além de problemas sociais e ambientais, essa fonte de energia também sofre com questões da esteira política. É o caso, por exemplo, do Irã, que, segundo ele, passou a desenvolver tecnologia nuclear somente para a produção de energia. Todavia, esse fato gerou certa desconfiança internacional, o que fez com que o país passasse a sofrer uma série de sanções comerciais e econômicas, principalmente por parte dos Estados Unidos e da União Europeia.
C) As grandes potências mundiais estão buscando novas formas de geração de energia para diminuir a dependência dos fósseis fósseis. Na China, os sistemas fotovoltaicos flutuantes são uma tendência em ascensão à medida que a economia migra para fontes de energia mais limpas e eficientes.
D) As fontes de energia são recursos naturais utilizados pelos seres humanos para a criação de energia. Essa energia é utilizada em atividades do cotidiano ligadas à vida humana, como a eletricidade usada em:
moradia
fábricas
comércio
energia nas indústrias
veículos, entre outros.
E) As indústrias ainda se localizam nas áreas próximas às jazidas de carvão mineral, descobertas nos séculos
Explicação:
A energia elétrica atualmente é pouco diversificada, sendo obtida somente a partir da queima de carvão.
mineral e petróleo, assim como na Revolução Industrial. A energia nuclear é limpa, por isso é utilizada como principal fonte de energia industrial da Europa.
Entre as fontes de energia renováveis utilizadas atualmente, destacam-se somente a eólica e solar.
A eletrificação permitiu que as indústrias se espalhassem por praticamente todo o continente.
As indústrias ainda se localizam nas áreas próximas às jazidas de carvão mineral, descobertas nos séculos.