História, perguntado por js6743863, 3 meses atrás

11- Qual foi o último acontecimento que provocou a renúncia de D. Pedro I? Para quem D. Pedro ofereceu o trono?​

Soluções para a tarefa

Respondido por gediel2608santos
0

Resposta:

Após setembro de 1822, quando o Brasil foi proclamado independente pelo então Príncipe Regente D. Pedro, seguiram-se uma sequência de conflitos militares e políticos no Brasil que objetivavam assentar as bases do novo governo, sob o regime imperial. Este novo governo foi cimentado pela Constituição de 1824, que legitimou D. Pedro como imperador do Brasil (tornando-se então D. Pedro I), dando a ele também o controle sobre os outros poderes constituídos, por meio do Poder Moderdor.

O uso do Poder Moderador foi um dos aspectos que tornaram o Primeiro Reinado um turbilhão de crises políticas. Sob posse desse poder, D. Pedro I podia nomear cargos políticos, concedendo-lhes vitaliciedade, apoiando-se em primícias do absolutismo monárquico, o que irritava a oposição liberal, que lhe fazia frente tanto na atividade política direta, quando por meio da imprensa, como era o caso do jornal Aurora Fluminense.

Ao mesmo tempo, os desgastes que o exército imperial sofria, sufocando revoltas e lutando em batalhas das quais saía humilhado, como foi o caso daquelas travadas na Guerra da Cisplatina, em que o Uruguai, com a ajuda da Argentina, sairia vitorioso e independente, acabavam por engrossa a crise do Primeiro Reinado. Soma-se a isso o fato de que, em 1829, a crise financeira que o país sofria chegou ao ápice, ocasionando a desvalorização da moeda nacional e o fechamento do Banco do Brasil.

O cenário europeu também demonstrara sinais de uma nova reviravolta. Em 1826, D. João VI morreu, e isto gerava uma nova tensão no Brasil, haja vista que D. Pedro I era herdeiro do rei morto. Além disso, em 1830, o rei Carlos X, da França tem seu governo interrompido, sendo instituída neste país a Monarquia de Junho, de tendências liberais, o que ameaçava mais ainda os interesses dos monarquistas de orientação absolutista, que faziam coro com o governo de Pedro I.

Em meio a estas tensões, D. Pedro I resolve fazer uma visita aos liberais de Minas Gerais, em 1831. Não é bem recebi nesta província, e então, quando regresso para o Rio de Janeiro, os portugueses que residiam nesta cidade e eram seus partidários, fizeram uma festa com luminárias para receber o imperador. Os brasileiros, descontentes, começaram a quebrar as janelas dos portuguesas. Estes últimos revidaram atirando garrafas contra os primeiros, constituindo assim o episódio conhecido como Noite das Garrafadas.

Em meio a tudo isso, D. Pedro I decide abdicar do trono em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho, D. Pedro de Alcântara. No bilhete de sua abdicação está escrito: “Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que, hei mui voluntariamente, abdicado na pessoa do meu muito amado e prezado filho, o sr. D. Pedro de Alcantara. Boa Vista, sete de abril de mil oitocentos e trinta e um, décimo da Independência e do Império. Pedro.”

Fonte: https://brainly.com.br/tarefa/24476245

Espero ter ajudado !!


js6743863: vc poderia resumir?
gediel2608santos: Resumindo, foi por causa da rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil..
Respondido por BrenoGP
3

Não me recordo totalmente do assunto, mas teve relação com a ida dele a Portugal. Quando seu pai, Dom João VI veio a falecer, deixou um espaço na liderança do país, e ele junto com seu irmão Dom Miguel, resolveram disputar pelo trono real português. Vale lembrar que anteriormente Dom Pedro I havia cortado relações com Portugal sendo dado com o rei do Brasil, nova nação.

Como ele estava indo para uma disputa no trono, não havia como liderar o país ao qual ele governava, Brasil, como meio de resolver o problema, ele realizou o chamado "Golpe da maioridade". Pedro I já tinha um filho, mas como era impossibilitado de liderar devido a idade, se foi aplicado este golpe para permitir que ele subisse ao trono brasileiro aos 14 anos se não me engano. Quem auxiliou seu filho pequeno no trono foram outras pessoas que ajudavam Pedro I enquanto rei do Brasil.

Pedro I abdicou de seu trono no Brasil para tomar posse do trono português. Seu trono foi deixado para seu filho Dom Pedro II.

Perguntas interessantes