11. Qual é a relação entre a Antiguidade Clássica e o Renascimento europeu?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A principal característica do Renascimento foi a redescoberta da Antiguidade Clássica, o conceito de humanismo, a crença na vida ativa em vez da contemplativa. A preocupação do renascentista italiano é “agir e compreender”.
Explicação:
O Renascimento - movimento de renovação - foi um período da história cultural europeia que teve início em Itália no século XV e se prolongou até fins do século XVI. Embora, hoje em dia não se considere uma separação nítida entre a Idade Média e o Renascimento, no que diz respeito à arte, não restam dúvidas que foi no século XV, em Itália, principalmente em Florença, que se deu uma verdadeira revolução. Noutros países da Europa, teve início mais tarde, prolongando-se até ao século XVII.
Houve vários fatores que contribuíram para que este movimento se tivesse iniciado nalgumas cidades italianas:
·existência de muitos monumentos e vestígios da cultura clássica;
·funcionamento de escolas e Universidades importantes;
·príncipes e papas muito ricos que protegiam artistas e intelectuais.
Na Idade Média o Homem era profundamente religioso, considerava que tudo era obra de Deus e que só a Deus devia dedicar os seus estudos – visão teocêntrica - sendo, por essa razão, a teologia uma disciplina muito importante. No Renascimento, sem esquecer Deus, o Homem tornou-se o centro de todas as atenções e objecto de estudo – visão antropocêntrica.
O fascínio pela arquitectura do mundo antigo também era uma preocupação. Foram feitos muitos estudos da arquitectura grega e romana. “As cinco maneiras de construir” é um tratado de arquitectura que revê as cinco formas de construção no mundo greco-romano, considerando cinco ordens: Toscana, Dórica, Jónica, Coríntia e Compósita.