Português, perguntado por fernandaslc19, 7 meses atrás

11- Qual alternativa é FALSA?

a) O poema acima faz parte de um estilo literário do século XVII denominado de Barroco.

b) O poema acima é do autor brasileiro mais famoso do estilo barroco no Brasil: Gregório de
Matos

c) A temática tratada neste poema é uma conversa do eu-lirico com Deus.

d) O poema diz que enquanto maior for o pecado, Deus perdoa com mais empenho.

(e) A temática deste poema é fazer uma crítica a sociedade baiana da época do poeta​


Marianaasoares130468: qual seria o poema?
12anneBorges: qual é o poema?
Nick460: Né cade o poema escreve nos comentários
12anneBorges: ele tem q mandar o poema pra nós ajudar ele
Nick460: Eu sei

Soluções para a tarefa

Respondido por 4542103870
3

Resposta:

primeiro precisa saber q poema é


fernandaslc19: o fato de ser pecador deve garantir a ele o perdão de Deus, pois se Deus o perdoa, o mesmo necessita do perdão do pecador para poder exercitar seu atributo divino. No verso "(...) quanto mais tenho delinqüido, vos tenho a perdoar (...)", é possível destacar o perdão e o pecado, utilizando-se de antítese
fernandaslc19: Na segunda estrofe trata-se do arrependimento, de tantos pecados cometidos, querendo abrandar a Deus, por ter lhe ofendido mais também o lisonjeado, pois sem o pecador como Deus poderia perdoar.,

Já no primeiro e segundo tercetos, é possível analisar que o poeta aborda a parábola da ovelha perdida, em que Jesus fala do amor que o pastor sente por suas ovelhas, principalmente a que está perdida e então vai atrás e a devolve ao rebanho.
fernandaslc19: Com isso se percebe que o eu-lirico se identifica com uma ovelha merecendo a salvação, aí se tem o conceptismo (jogo de idéias) e notada também a figura de linguagem, como a metáfora (Eu sou, senhor, a ovelha desgarrada;), e utilizando-se de uma linguagem rebuscada quando chama a Bíblia de Sacra História e Jesus, de Pastor Divino.
fernandaslc19: É possível observar esta passagem na bíblia do evangelho Lucas, no capítulo 15, versículos 2 a 7, na qual menciona a parábola da ovelha perdida e diz ainda que "...haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende.
fernandaslc19: Poemas representativos

“A Jesus Cristo Nosso Senhor”

Este soneto é um dos maiores representantes da poesia sacra/religiosa de Gregório de Matos .Outra inspiração do poeta é a passagem do evangelho de São Lucas, onde Jesus Cristo conta a parábola da ovelha perdida e conclui dizendo que “há grande alegria nos céus quando um pecador se arrepende de seus pecados e dá meia volta”
fernandaslc19: Nesse soneto, a temática da “culpa” versus “perdão” aparece posta em xeque, pois o poeta utiliza da linguagem para conseguir seu perdão e salvação. Enfrentando o poder divino, o eu-lírico pede para que Deus cobre os pecados cometidos por ele, pois quanto mais pecados ele comete, mais Deus se esforça para perdoa-los. Assim, da mesma forma como o poder divino precisa perdoar, o pecador precisa pecar para poder ser per
fernandaslc19: No trecho do poema “A Jesus Cristo Nosso Senhor”, de Gregório de Matos, observa-se a lírica religiosa que obedece aos princípios fundamentais do barroco, com alusão a temas como o amor a Deus, a culpa e o arrependimento.

A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR
fernandaslc19: Gregório de Matos

Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido;
Porque quanto mais tenho delinqüido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado
fernandaslc19: Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.
fernandaslc19: Se uma ovelha perdida e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na sacra história,

Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a; e não queirais, pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
Respondido por Nick460
1

Resposta:

cade o poema para responder


fernandaslc19: O Barroco é uma escola literária que surgiu no século XVII e tem como principais características o dualismo, o exagero e a riqueza de detalhes.

O homem barroco é angustiado, vive entre religiosidade e paganismo, espírito e matéria, perdão e pecado. As obras refletem tal dualismo, permeado pela instabilidade das coisas
Perguntas interessantes