11) (P11017717) Nesse texto, a expressão "nozinho teimoso na garganta" (4º parágrafo) foi utilizada para A) apresentar um estado de cansaço. B) demonstrar uma sensação de medo. C) expressar um sentimento de comoção, D) indicar um comportamento de timidez. E) revelar uma expressão de surpresa. 12) (P11015517) Nesse texto, o prefixo "des-", na palavra "desacostumado" (2° parágrafo), foi usado para A) apontar anterioridade. B) expressar negação. C) indicar movimento. D) mostrar repetição. E) sugerir exagero.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) Expressar um sentimento de comoção
Explicação:
11. Nesse texto, a expressão "nozinho teimoso na garganta" foi utilizada para C) expressar um sentimento de comoção.
Expressões idiomáticas
A expressão idiomática "nó na garganta" é comumente utilizada para descrever um sentimento de angústia que acomete uma pessoa quando essa está mediante forte emoção.
No conto "Os olhos azuis, azuis", de Henrique Schneider, a expressão "nozinho teimoso na garganta" foi utilizada para expressar a comoção de um filho ao levar o pai para ver o mar pela primeira vez e vê-lo emocionado.
12. Nesse texto, o prefixo "des-" na palavra "desacostumado" foi usado para B) expressar negação.
Derivação por prefixação e sufixação
A palavra "desacostumado" é formada por meio da derivação por prefixação e sufixação, ou seja, contém um prefixo e um sufixo que consistem em atribuir ao seu termo original uma carga semântica específica.
O prefixo "des-", por exemplo, indica uma negação da carga semântica que expressa o seu radical: desacostumado - não dotado de costume.
Aprenda mais sobre interpretação de texto: https://brainly.com.br/tarefa/20529103
#SPJ3