Artes, perguntado por gabrielcamposiav, 6 meses atrás

11. O humanismo foi uma das correntes que mais contribuíram para a formação do Renascimento. Considerando tal informação, assinale a alternativa que explica o que foi o humanismo. * 4 pontos a) Foi um movimento intelectual que propunha o estudo dos autores antigos (gregos e romanos) para construir um novo conhecimento do ser humano e do mundo. b) Foi um movimento artístico, que tinha como proposta colocar o ser humano em todas as obras de arte feitas durante o período do Renascimento. c) Consistiu em um movimento científico que propunha novos estudos sobre o ser humano, já que os estudos feitos antes do Renascimento já estavam defasados. d) Foi um movimento intelectual, artístico e científico, que propunha compreender a capacidade criativa do ser humano a partir do teocentrismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por clauolliveira
10

Resposta: A

Explicação:

O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como principais características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.


gabrielcamposiav: valeu
Respondido por AnthonioJorge
2

O humanismo foi um movimento intelectual de grandes proporções que contrapunha o teocentrismo com o antropocentrismo. Logo, a alternativa A está correta.

O Renascimento caracteriza-se pelo antropocentrismo, ou seja: a valorização do homem em face à valorização de Deus, típica da Idade Média anterior ao Renascimento.

Pode-se falar que as principais características do humanismo são a valorização:

  • do Racionalismo (ainda incipiente)
  • do Homem (antropocentrismo)
  • da Natureza
  • das Nações

em detrimento da teologia, da Escolástica e de Deus.

O Renascimento emerge caracterizado pelo individualismo prático e teórico, pela exaltação da vida mundana, pelo acentuado sensualismo, pela mundanização da religião.

Mesmo que contestado, essa visão permanece como o senso comum sobre esse período: um período de um novo espirito, um espirito libertador, mesmo que várias características dele já pudessem ser encontradas na Idade Média. era a Luz rompendo as Trevas.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/45675056

Anexos:
Perguntas interessantes