11. Nem todos os filósofos aderiram ao racionalismo ou ao empirismo. Alguns buscaram um meio-termo para essas visões tão opostas. É o caso do apriorismo kantiano, formulado pelo filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804). Kant afirmava que todo conhecimento começa com a experiência, mas que a experiência sozinha não nos dá o conhecimento. Ou seja, é preciso um trabalho do sujeito para organizar os dados da experiência. Assim, o filósofo buscou saber como é o sujeito a priori, isto é, antes de qualquer experiência. Concluiu que o ser humano possui certas faculdades ou estruturas (as quais ele denomina formas da sensibilidade e do entendimento) que não apenas possibilitam a experiência, mas também determinam o conhecimento. Para Kant, portanto, a experiência fornece a matéria do conhecimento (os seres do mundo), enquanto a razão organiza essa matéria de acordo com suas formas próprias, as estruturas existentes a priori no pensamento – daí o nome apriorismo. Isso significa que o sujeito acaba sendo o centro do processo de conhecer, e não o objeto, motivo pelo qual essa doutrina é também conhecida como: * a) dogmatismo ingênuo b) ceticismo absoluto c) idealismo transcendental d) idealismo estrutural e) ceticismo relativo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Opa meh consagrado
Explicação:
resposta letra d , meu parceiro confiaa
11. A doutrina kantiana que afirmava que todo conhecimento começa com a experiência, mas que a experiência sozinha não nos dá o conhecimento, é também conhecida como: c) idealismo transcendental
A teoria do conhecimento de Kant: o idealismo transcendental
Immanuel Kant (1724-1804) é considerado um dos mais importantes filósofos da modernidade. Soube refletir e unir conceitos distintos do empirismo inglês, que considera a experiência como fundamento do conhecimento, com o racionalismo, para fundamentar a ciência.
Assim, sua crítica ao entender a forma do conhecimento como sendo o limite entre as sensações e a razão, chamado de idealismo transcendental, isto é, apesar do conhecimento se fundamentar na experiência, esta necessita também, da sensibilidade e do entendimento humano.
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