11 – Faça uma pesquisa sobre as danças africanas:
a – Surgimento
Soluções para a tarefa
Resposta:
As danças africanas originaram-se na África e eram consideradas parte essencial na vida dos africanos, pois homens, mulheres e crianças participavam das danças, os mesmos batiam palmas, formavam rodas uns em torno dos outros, mostravam suas habilidades sonoras corporais e dançavam descalços, mantendo a tradição de respeito a terra, que na visão dos africanos, pertencemos a terra, assim como nossos ancestrais.
As danças africanas são consideradas manifestações culturais dos povos africanos, que costumam se expressar ritualmente. A maioria dos ritmos africanos estão relacionadas aos aspectos religiosos. Por isso, em algumas danças, o corpo serve como uma espécie de ligação entre a Terra e os mundos espirituais.
Esta foi trazida para o Brasil no período colonial por africanos retirados do seu país de origem para realizarem trabalhos escravocratas
A primeira dança surgida no Brasil foi o maxixe, dançado apenas em locais que não atendiam ao moral e aos bons costumes da época. Além do maxixe os negros incorporaram a nossa cultura o lérua, a capoeira, o samba, que é a principal forma de música de raízes africanas surgidas no Brasil, o baião de dois, o carimbo-de-roda, o afro individual, o pagode de amarante de fileira, o samba-de-roda e o banguê bangulê, que significa padiola em que se conduziam cadáveres de escravos negros, e ainda de engenho de açúcar, é por isso que a dança também é conhecida como dança dos engenhos.
Uma característica muito peculiar das danças africanas é a maneira como os grupos se organizam para dançar. Geralmente, eles formam círculos, fileira ou semicírculos, além de valorizar a participação de toda a comunidade. Os instrumentos de percussão são objetos marcantes das danças africanas. Muitos desses movimentos são realizados para celebrar algum acontecimento importante, como: casamento, agradecimentos, rituais de passagem ou até para celebrar a morte, seguindo a cultura de cada povo.
Com relação a religiosidade, os ritmos dançados são considerados como um elemento de passagem para o mundo espiritual, onde os africanos acreditam que o participante é levado para outro local após um transe. Nas danças onde há uma influência espiritual maior, existem a crença de que, dependendo do ritual, a coreografia deve ser executada com os pés descalços a fim de promover a ligação do espírito com a Terra.
Explicação: