11-Faça um texto sobre a cidade de ouro preto
Soluções para a tarefa
Resposta:
O ano era 1760. À época, a capitania de Minas Gerais era a mais rica porção de terra de todo o reino português, por conta da extração do ouro e pedras preciosas em seu território. No mesmo período, o arraial de Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, era um dos mais populosos povoados das Américas – para se ter uma ideia, enquanto por lá viviam cerca de 40 mil habitantes (chegou a ter 80 mil naqueles tempos), a cidade de Nova York, EUA, contava com metade dessa população e o Planalto de Piratininga, atual capital paulista, somava pouco mais de 8 mil pessoas.
Explicação:
No final do século XVII, bandeirantes descobriram ouro no rio Tripuí. Mas, curiosamente, as pedras eram negras, uma vez que o ouro da região era recoberto por uma fina camada de óxido de ferro. Daí surgiu a expressão “ouro preto”. A perspectiva de muitas riquezas atraiu muita gente para a região.
O primeiro grupo a chegar, em 1689, foi a bandeira de Antônio Dias. Ele fundou um pequeno arraial, que daria origem ao povoado. Trinta anos mais tarde, o chamado Arraial das Minas já contava com mais de 40 mil habitantes, a maior aglomeração de pessoas em toda a América Latina no período. Na época, fazia parte da capitania de São Paulo.
Os conflitos não demoraram. Entre 1707 e 1709, paulistas e portugueses lutaram a Guerra dos Emboabas, disputando o direito de posse das terras e das minas. Em 1711, o arraial foi elevado à condição de vila, com o nome de Vila Rica de Albuquerque. O crescimento da região permitiu que, em 1720, Minas Gerais se tornasse uma capitania separada de São Paulo, e Vila Rica foi designada sua capital.
O fausto dominou a cidade até 1750, quando o ouro começou a escassear. A coroa portuguesa passou a intensificar a fiscalização e novos conflitos surgiram, resultando na Inconfidência Mineira, em 1789.
No início do século XIX, a extração do ouro entrou em decadência definitiva. Em 1823, Vila Rica foi elevada à condição de cidade e teve seu nome mudado para Ouro Preto. Foi capital da província de Minas Gerais até 1897, ano da fundação de Belo Horizonte
FICOU MEIO GRANDE