11) defina: a) cantiga de amor: b) cantiga de amor: c) cantiga de escarnio e maldizer:
Soluções para a tarefa
A- Cantiga de Amor: Cantiga do "amor cortez" o Eu Poético sofre dolorosamente, entregando-se totalmente à dama; entre um homem e uma mulher, visto que a mulher é o ser inatingível.
B- Cantiga de Amigo: Nela o Eu Poético é mulher e seus personagem é o homem. O amigo à quem se refere, é o amante ou namorado nao permitido socialmente.Essas cantigas são a expressão do sentimento feminino. Nesse contexto, a mulher sofre por se ver separada do amigo (que também pode ser o amante ou o namorado).
Ela vive angustiada por não saber se o amigo voltará ou não, ou ainda, se a trocará por outra.
C- Cantiga de escárnio e mal dizer: As cantigas de escárnio são cantigas que apresentavam, em geral, uma crítica indireta e irônica. Portanto, nesse tipo de composição, podemos encontrar expressões ambíguas, ou seja, com duplo sentido.
Já as cantigas de mal dizer, são cantigas que eram utilizadas para agredir alguem verbalmente, o que difere das de Escárnio é que essas são refletidas de maneira mais grosseira, com palavrões e maldizeres com remetentes diretos.
Resposta:
As cantigas de Amor têm como sujeito poético é o Homem, ele descreve a amada como uma divindade, e quase inatingível, de condição superior. A amada é sempre casada, retratada como "senhor". Ela despreza e ignora o amor do sujeito poético. O homem presta vassalagem, e jura fidelidade e lealdade para donzela. O trovador está em sofrimento (" morrer de amor") por o seu amor não ser compatível.
As cantigas de Amigo têm como sujeito poético é a donzela, que está desesperada para saber o paradeiro do seu amado. Confessando os seus sentimentos para Deus, as amigas, as suas cúmplices, a sua mãe, uma autoridade, ou até mesmo à natureza, e em alguns casos a natureza responde e conforta a jovem.
As cantigas de Escárnio e de Maldizer têm como sujeito poético é um trovador, nestas cantigas o homem ridiculariza as ações e vícios da classe social, como a cobardia (de não ir para a guerra), como atos de amor, casamentos por dinheiro, ou prostituição.
Explicação: