11) As industrias são as principais fontes de poluição? Justifique sua resposta
12) Com evitar que os gases poluentes chegue a atmosfera?
13) Como as industrias poderiam obter fontes de energia sem que houvessem queima de
combustível?
14) O que é material particulado?
15) Como a retenção de gases e feita nas industrias?
16) Como era feito o descarte dos residuos sólidos e liquidos?
17) Como é feito o descarte dos residuos sólidos e liquidos?
18) Qual a diferença entre metal pesado e metal leve?
19) Como são encontrados os elementos metálicos que estão presentes nos dejetos
industriais?
20) Com faço para analisar o grau de acidez ou basicidade de uma solução?
Soluções para a tarefa
11) Não . POIS existem piores, Qualquer substância que esteja no ar e seja capaz de torná-lo impróprio e prejudicial à saúde é chamada de poluente atmosférico. Dentre as principais fontes de emissão de poluentes, podemos destacar as indústrias, a queima de lixo, os veículos automotores e aviões. Vale destacar que alguns processos naturais levam à emissão de poluentes, como é o caso das erupções vulcânicas, tempestades de areia e incêndios florestais não criminosos.
A Questão número 12 está cumprindo então faço um resumo do que vc conseguiu entender e bote como resposta.
12) Impedir a geração do poluente: para impedir a geração do poluente, existem duas opções: substituir as matérias-primas e reagentes ou, então, mudar os processos e operações. Na primeira, elimina-se a adição de chumbo tetraetila na gasolina, usa-se resina sintética ao invés de borracha na fabricação de escovas de pintura, etc. Já na segunda alternativa, utiliza-se de operações contínuas automáticas, sistemas completamente fechados, condensação e reutilização de vapores (indústria petrolífera), processos úmidos ao invés de secos, etc.
Quaisquer emissões que resultem na alteração da atmosfera são consideradas poluições atmosférica. Seus riscos e impactos para o meio ambiente e para a saúde humana podem ser fatais.
Quaisquer emissões que resultem na alteração da atmosfera são consideradas poluições atmosférica. Seus riscos e impactos para o meio ambiente e para a saúde humana podem ser fatais.
Diminuir a quantidade dos poluentes: a fim de se reduzir a quantidade de poluentes produzidos, é necessário tomar algumas providências. Entre elas, estão: operar os equipamentos dentro de suas capacidades nominais, realizar uma boa operação e manutenção dos equipamentos de produção, adequar o armazenamento de materiais pulverulentos, mudar os processos, equipamentos, operações e combustíveis.
Diluição através de chaminés elevadas: neste caso é, preciso se atentar para os fatores relacionados ao processo, a fonte produtora dos poluentes e as condições meteorológicas.
Planejamento territorial: com um planejamento territorial, a localização pode ser melhor definida para diminuir o impacto da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde humana, considerando a densidade populacional do entorno, a velocidade de dispersão, o sentido dos ventos, etc,.
14) são partículas muito finas de sólidos ou líquidos suspensos no ar. Para ser considerado PM, suas dimensões (diâmetro) variam desde 20 μm até menos de 0,05 μm.[1]
15) redução da emissão de gases poluentes é um caminho sem volta. Atualmente, a tecnologia auxilia as empresas na análise dos gases de combustão e no controle do quanto está sendo emitido na atmosfera. Existem equipamentos, cada vez mais utilizados pelas indústrias, que realizam a medição dos gases de escape, que não são utilizados no processo produtivo. Esse controle é essencial não apenas para atender as questões da pauta ambiental, mas também para garantir uma eficiência energética cada