Pedagogia, perguntado por sarinhadasilvanascim, 8 meses atrás

1°Questão Paulo Freire (1986), ao destacar a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, para que a teoria não se transforme apenas em discurso, fala da esperança e do otimismo necessários para mudanças e da necessidade de nunca se acomodar. Segundo o autor, “somos seres condicionados, mas não determinados”.
Nessa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA.
A) Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
B) Ensinar exige transferência de conhecimentos.
C) Ensinar exige a desmistificação das palavras pelo exemplo.
D) Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural.

2° Questão Segundo Paulo Freire (1986), ensinar exige saber escutar, conforme o autor “Não é difícil perceber como há umas tantas qualidades que a escuta legítima demanda do seu sujeito. Qualidades que vão sendo constituídas na prática democrática de escutar”. Destarte deve fazer parte da formação do professor discutir quais são essas qualidades indispensáveis na prática pedagógica, democrática ou progressista, que não se faz apenas com ciência e técnica.
Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.
São qualidades indispensáveis na prática pedagógica a humildade, o gosto pela alegria e o gosto pela vida.
II. São qualidades indispensáveis na prática pedagógica a abertura ao novo, a resistência à mudança e a persistência na luta.
III. São qualidades indispensáveis na prática pedagógica a aceitação aos fatalismos, a identificação com a esperança e a abertura a justiça.
IV. São qualidades indispensáveis na prática pedagógica a amorosidade, o respeito aos outros e a tolerância.

Estão corretas as afirmativas:
A) II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I e IV, apenas.
D) I, II, III e IV.

3° Questão Segundo FREIRE (1996: 96), “o bom professor é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas”.Segundo o autor, “o professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar sua marca”. Logo, a relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente:

a) Do clima estabelecido pelo professor
b) Da relação empática com seus alunos
c) De sua capacidade de ouvir, refletir e discutir o nível de compreensão dos alunos.
d) Do comprometimento do educador no ensinar e no aprender
e) Todas as alternativas citadas



Soluções para a tarefa

Respondido por veronicalubepazjaq
8

Resposta:

A) Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.

Explicação:

Respondido por julialiri
1

1) Conforme o fragmento, Freire reflete sobre a necessidade de nunca se acomodar sobre a prática educativa. É preciso sair da zona de conforto, nesse sentido, a alternativa adequada é a A.

2) O educador deve estar aberto ao novo, ser humilde, exercer o respeito e a tolerância, assim, a alternativa adequada é a  C.

3) Para Freire, o processo de ensino aprendizagem deve se dar por relações empáticas entre o professor e o aluno, assim, a alternativa adequada é a E.

Paulo Freire e Educação Democrática

Segundo Freire, relação professor-aluno é afetiva e democrática, assim o aluno aprenderá com o professor, o professor também aprenderá com o aluno. O autor acredita que o professor deve agir com autoridade em sala de aula, mas não com autoritarismo.

Freire é uma grande referência na área da Educação.

Continue estudando sobre Paulo Freire em: https://brainly.com.br/tarefa/26076618

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes