10º) Assinale a alternativa correta; (0,0 a 1,0 ponto)
A arte de produzir fome –
Rubem Alves (texto adaptado)
Uma enorme lição de ensinar! Adélia Prado me ensina pedagogia. Diz ela: "Não quero faca nem queijo; quero é fome". O comer não começa com o queijo. O comer começa na fome de comer queijo. Se não tenho fome é inútil ter queijo. Mas se tenho fome de queijo e não tenho queijo, eu dou um jeito de arranjar um queijo... Sugeri, faz muitos anos, que, para se entrar numa escola, alunos e professores deveriam passar por uma cozinha. (...) os banquetes não começam com a comida que se serve. Eles se iniciam com a fome. A verdadeira cozinheira é aquela que sabe a arte de produzir fome...
Quando vivi nos Estados Unidos, minha família e eu visitávamos, vez por outra, uma parenta distante, nascida na Alemanha. Seus hábitos germânicos eram rígidos e implacáveis. Não admitia que uma criança se recusasse a comer a comida que era servida. Meus dois filhos, meninos, movidos pelo medo, comiam em silêncio. Mas eu me lembro de uma vez em que, voltando para casa, foi preciso parar o carro para que vomitassem. Sem fome, o corpo se recusa a comer. Forçado, ele vomita. Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. É a fome que põe em funcionamento o aparelho pensador. Fome é afeto. O pensamento nasce do afeto, nasce da fome. Não confundir afeto com beijinhos e carinhos. Afeto, do latim "affetare", quer dizer "ir atrás". É o movimento da alma na busca do objeto de sua fome. É o Eros platônico, a fome que faz a alma voar em busca do fruto sonhado. (...)
O texto apresentado trata-se de uma crônica do escritor e educador Rubem Alves. Após leitura, assinale a afirmativa que está de acordo com o argumento defendido pelo autor.
a) Para se entrar numa escola, alunos e professores deveriam passar antes por uma cozinha, pois segundo o autor é somente lá que nasce a fome do saber.
b) O aluno geralmente busca o conhecimento sem que o professor necessite “dar a faca e o queijo” em sua mão.
c) Todo aluno que é forçado a aprender algo, aprende melhor.
d) Para que haja um efetivo aprendizado, é necessário que se desperte no indivíduo o interesse pelo saber, e que esse interesse somente se inicia com uma experiência afetiva, ou seja, motivadora, a qual funciona como ponto de partida para a busca do conhecimento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A ideia do texto apresentado é "estimular a fome", ou seja, instigar os estudantes a tornarem-se mais sedentos pelo conhecimento, através de experiências afetivas e motivadoras (Alternativa D).
Aprendizado e Educação
A educação exige uma grande complexidade de ações pedagógicas, as quais devem estar dispostas e compreendidas pelos educadores. Estes mecanismos devem ser pautados em experiências afetivas e motivadoras, as quais possibilitarão o maior interesse dos educandos pelo ensino, além de criarem vínculos de confiança entre educando e educador.
Mais sobre aprendizado: brainly.com.br/tarefa/50151169
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Geografia,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás