109.Leia o texto a seguir e responda às questões 109 e 110. Homo naledi: uma nova espécie humana descoberta na África do Sul Foi divulgado no dia 10/09/15 a descoberta de fósseis de uma nova espécie do gênero Homo encontrada em uma caverna na África do Sul. A descoberta tem uma grande importância, pois pode trazer pistas para entendermos os passos evolutivos da transição, há milhões de anos, entre os Australopithecus e o primata do gênero Homo, nosso ancestral direto. A espécie foi denominada Homo naledi. Ainda não se sabe com precisão o período em que viveu, mas é provável que sejam os primeiros do gênero Homo, vivendo há cerca de 3 milhões de anos. O que tem de tão excepcional na descoberta é que ela traz mais dúvidas que respostas. O Homo naledi tem cérebro menor que as espécies do gênero Homo encontradas, semelhante em tamanho a um gorila, mas possui mãos, pulsos e pés de estrutura muito mais próxima ao ser humano. A pergunta que intriga os pesquisadores é: como as características parecidas com humanos dos Homo naledi não foram encontradas em algumas espécies sucessivas?
Imagine-se agora como pesquisador(a) dessa descoberta e analise a linha do tempo apresentada na figura abaixo:
Assinale a alternativa que apresenta um conceito INCORRETO de evolução biológica e que, portanto, não poderia responder à pergunta feita pelos pesquisadores ao final do texto acima: “como as características parecidas com humanos dos Homo naledi não foram encontradas em algumas espécies sucessivas?”: a) A natureza experimentou diversos caminhos evolutivos, estando o homem e o Homo naledi em linhas evolutivas distintas, assim como os chimpanzés, mas tendo todos um ancestral em comum. b) As espécies de hominídeos descobertas até o momento seguiram diversas linhas evolutivas, faltando ainda “peças” para montar o “quebra-cabeça” completo. c) A espécie encontrada não era tão evoluída como a espécie humana e, portanto, apresentava um cérebro de menor tamanho, tendo, assim, se extinguido rapidamente. d) As características semelhantes às humanas se perderam ao longo dos tempos, a partir do Homo naledi, porque não foram vantajosas ou adequadas para a sobrevivência naquele período geológico.
110.Os fósseis, uma das principais evidências da evolução biológica, constituem também a mais forte prova de que o planeta em que vivemos já foi habitado por seres muito diferentes, mas que guardam semelhanças com os atuais. Comparando-se um fóssil com outro e com os seres atuais, é possível estabelecer algumas prováveis linhas evolutivas dos grupos de seres vivos, como foi feito nesse estudo. Entretanto, para que a fossilização ocorra, são necessárias algumas condições especiais para a preservação de um organismo ou parte dele. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE três condições que favorecem a fossilização: a) Clima mais frio, presença de água e soterramento rápido. b) Ausência de oxigênio, presença de partes duras no organismo e presença de sedimentos finos. c) Presença de microrganismos decompositores, ausência de sedimentos finos e presença de oxigênio. d) Soterramento lento, presença de metano e clima mais quente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
nao entendi a pergunta
Perguntas interessantes