Biologia, perguntado por ruanoliveira1311, 1 ano atrás

101. (Enem) Moradores sobreviventes da tragédia que destruiu aproximadamente 60 casas no morro do Bumba, na Zona Norte de Niterói (RJ), ainda defendem a hipótese de o deslizamento ter sido causado por uma explosão provocada por gás metano, visto que esse local foi um lixão entre os anos 1960 e 1980. Jornal Web. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2010. (Adaptado.) 0 gás mencionado no texto é produzido: a) como subproduto da respiração aeróbia bacteriana. b) pela degradação anaeróbia de matéria orgânica por bactérias. c) como produto da fotossíntese de organismos pluricelulares autotróficos. d) pela transformação química do gás carbônico em condições anaeróbias. e) pela conversão, por oxidação química, do gás carbônico sob condições aeróbias.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
31

Olá!


O gás metano, conforme apresentado no texto, é decorrente do processo de decomposição anaeróbica (na ausência de oxigênio) de bactérias metanogênicas, presentes geralmente em lixões e aterros sanitários, que possuem grande quantidade de matéria orgânica a céu aberto.


Dessa forma, este gás pode-se tornar muito perigoso se for enclausurado, podendo gerar explosões, se não for canalizado da forma adequada

.

Resposta, B

pela degradação anaeróbia de matéria orgânica por bactérias.

Respondido por flaviadefreitas27
2

Resposta:

pela degradação anaeróbia de matéria orgânica por bactérias.

Explicação:

CORRIGIDO PELO DNM

Perguntas interessantes