História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

(100 PTS) explique os seguintes termos: Sociedade , instituição, comitatus, renascimento, constituição, bizantino , turcos otomanos, reforma anglicana, patrícios

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannacsp21
1
Sociedade: conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes.

Instituição: estruturas de ordem social, que regulam o comportamento de um conjunto de indivíduos dentro de uma comunidade.

Comitatus:relação da sociedade feudal entre o suserano e o vassalo baseadas na honra e lealdade.

Renascimento: termo usado para identificar o período da história da Europa do século XIV e XVI.

Constituição:processo pelo qual se constitui, se forma uma coisa

Bizantino: Império bizantino, herdeiro do império romano do oriente

Turcos otomanos: povos originários do centro asiático

Reforma anglicana: foi quando o rei Henrique VIII decidiu fundar o anglicanismo, pois ele queria se divorciar de Catarina de Aragão e queria se casar com Ana Bolena, porém a igreja não permitia. Devido isso ele fundou a religião denominada anglicana.

Patrícios: descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargos públicos. 

Usuário anônimo: Ei cara, vou criar uma pergunta simples de 100 pts e da pra vc responder ela?
Usuário anônimo: Sobre Roma antiga
Usuário anônimo: Dessa vez de cem pontos mesmo
Respondido por Usuário anônimo
0

O Império Bizantino foi uma continuidade do Império Romano do Oriente, que perdurou até o século XV, quando a capital Constantinopla (ou Bizâncio para os gregos, e hoje Istambul) foi conquistada pelos turcos-otomanos, em 1453. O legado deixado pelo Império Bizantino é amplo, influenciando desde as rotas comerciais entre Ocidente e Oriente até os códigos civis contemporâneos.

A cidade de Constantinopla, uma antiga aldeia de pescadores gregos, foi urbanizada por volta de 330 d.C. por orientação do imperador romano Constantino. Inicialmente conhecida como Nova Roma, Constantinopla se transformou na capital do Império Romano do Oriente e em um grande centro comercial devido à sua localização geográfica privilegiada, no estreito de Bósforo, em um ponto de junção entre o mundo ocidental e oriental.

O principal imperador bizantino foi Justiniano (527-565), que durante seu reinado expandiu o Império aos seus limites máximos na região mediterrânica, chegando inclusive a reconquistar a cidade de Roma e a Península Itálica dos povos germânicos. Foi durante o governo de Justiniano que foram compiladas as leis romanas, criando o Corpus Juris Civilis (Corpo do Direito Civil). Esse código jurídico romano organizado pelos bizantinos influenciou a constituição de diversos códigos civis em países da época contemporânea.

Entretanto, após a morte de Justiniano, o Império Bizantino entrou em um lento processo de decadência, que iria se arrastar até a tomada de Constantinopla pelos turcos, em 1453.

Justiniano também financiou a construção de grandes obras públicas, das quais se pode destacar a Catedral de Santa Sofia, que até hoje existe na cidade de Istambul. O imperador governava ainda com poderes absolutos, considerando-se o representante de Deus na Terra, o que o tornava também o chefe da Igreja. Isso acabou diferenciando a própria Igreja, já que no Ocidente, o bispo de Roma passou a ser o chefe da Igreja a partir de 455, transformando-se no papa Leão I.

Perguntas interessantes