100 pontos preciso com urgência
1. O ser humano é um ser no mundo, está situado historicamente, ou seja, ele vive numa realidade imanente. Porém, ele também é capaz de ir além, de sonhar, de se superar, de ter esperança, de crer numa realidade transcendente. Qual é o perigo de se ficar ou numa visão só imanente ou só transcendente? *
2. Responda:a) As religiões são instituições só transcendentes ou também elas são instituições imanentes? Explique. *
b) Quais são as duas realidades apontadas pelo filósofo Platão para exemplificar imanência e transcendência? *
c) Há religiões que, em lugar de unir, querem separar, ou seja, gerar uma dicotomia, um dualismo entre imanência e transcendência. Tentam mostrar que o mundo é ruim, mal, imperfeito,lugar de pecado, enquanto a realidade espiritual, por exemplo, no céu, tudo é bom, perfeito e maravilhoso. Como você analisa essa visão religiosa? Ela pode ter consequências na vida das pessoas? *
Soluções para a tarefa
1. Quando se vive de modo imanente, ou seja, na realidade, o homem perde o seu caráter subjetivo e sentimental, deixando de lado a sensibilidade e a imaginação. Já quando se age de modo puramente transcendente, o ser humano idealiza a realidade e não vive de forma objetiva.
2. a) As religiões são instituições transcendentes e, ao mesmo tempo, imanentes. Embora as religiões sejam manifestações a Deus, isto é, ligação entre Deus e os homens, elas possuem institucionalização material que permeia a história da humanidade.
b) Para Platão, o Mundo Sensível é baseado na cópia do Mundo das Ideais, onde as coisas materiais são finitas e imperfeitas. Tudo o que existe no mundo terreno é mortal e o conhecimento é atribuído no mundo por meio da reminiscência, ou seja, da relembrança da forma ao mundo inteligível.
Já o Mundo das Ideias representa um mundo perfeito e infinito. Nele, as formas são imortais e possuem a Unidade, a Beleza, o Bem, a Verdade. Não são cópias, mas sim a realidade, ao contrário do mundo terreno.
c) A religião significa "religare", ou seja, ligado a Deus. A religião tem como pressuposto a ideia do Deus cristão. Assim, ela é um fenômeno que se liga à existência humana à medida que concebe às pessoas esperança, fé e valores éticos pautados nos preceitos da fé.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/9637315
1 - O perigo de se ficar ou numa visão só imanente ou só transcendente é a perda do caráter subjetivo e sentimental, o que faz que um ser humano possa perder a sensibilidade e a imaginação.
Visão só imanente ou só transcendente
O problema dessa visão é justamente a perda do sentimentalismo, uma vez psicologicamente falando que as pessoas são emocionais e possum lapsos de racionalidade.
Ou seja, a pessoa pode acabar perdendo sua identidade e acabar se tornando um ser irreconhecível e pouco agradável.
2a) As religiões são instituições transcendentes e, ao mesmo tempo, imanentes, visto que pode-se perceber manifestações divinas e ao mesmo tempo de institucionalização material.
Instituições transcendentes e imanentes
2b) Platão resume essa problemática na existência de dois mundos: o mundo Sensível e o Mundo das Ideias. O Mundo Sensível é baseado na cópia do Mundo das Ideais, onde as coisas materiais são finitas e imperfeitas.
2c) Essa visão religiosa pode ser proveitosa se as pessoas compreenderem na prática que seu mundo físico nada mais é do que reflexo do que seu mundo mental e espiritual.
Se a pessoa compreende bem essa questão ela pode usar ao seu favor e seu bem sucedida, caso contrário a pessoa pode ser convertida à alienação.
Saiba mais sobre religião em:
https://brainly.com.br/tarefa/14054616
https://brainly.com.br/tarefa/15970616
Bons estudos!