100 pontos pra quem responder!!!!!!!
2 - Em um escritório de advocacia trabalham apenas dois advogados e uma secretária. Como o Dr. André e o Dr. Claudio sempre advogam em causas diferentes, a secretaria coloca 1 grampo em cada processo do Dr. André e 2 grampos em cada processo do Dr. Claudio, para diferenciá-los facilmente no arquivo. Sabendo-se que, ao todo, são 88 processos nos quais foram usados 130 grampos. Calcule o número de processos do Dr. Carlos. (valor 2,0 pontos)
Soluções para a tarefa
Resposta:
46
Explicação passo-a-passo:
Trata-se de um problema que envolve resolução de sistemas lineares. Para início é importante definirmos o seguinte.
Sejam,
O enunciado do problema nos diz que o total de processos é de 88, dessa forma temos:
O enunciado também nos diz que para os processos de André é utilizado 1 grampo, para os processos de Carlos são utilizados 2 grampos e ainda, foram utilizados ao total 130 grampos, dessa forma temos:
Note que na equação acima o nº(1) está relacionado com o número de grampos de André e o nº(2) está relacionado com o número de grampos de Carlos, onde a leitura deve ser feita da seguinte maneira:
"1 grampo, vezes o número de processos de André, mais, 2 grampos, vezes o número de processos de Carlos"
Terminamos a montagem do problema, agora vamos encontrar as soluções para A e C.
Para a resolução de um sistema com duas equações basta colocarmos uma sobre a outra e realizar uma soma de forma que ao final da soma uma das incógnitas seja excluída provisoriamente.
Assim:
Note que dá forma com que as equações estão acima, quando realizamos a soma não conseguimos realizar a "exclusão" de uma variável, dessa forma devemos multiplicar por (-1) uma das duas equações acima, da seguinte forma:
Assim A = 42, dessa forma o número de processo de André é 42, utilizando a equação A+C = 88, podemos encontrar o número de processos de Carlos.
Logo, o número de processos de Carlos é 46.
Espero ter ajudado, bons estudos!