(100 PONTOS) Escolha 5 doenças bacterianas e digam: a bactérias causadora da doença, formas de contágio, como essa doença age no nosso organismo, tratamento para essa doença e prevenção.
Estarei online a toda hora. Darei melhor resposta para quem merecer, o que dará vários pontos extras. Então, por favor, respondam da melhor maneira possível.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Botulismo
O botulismo é uma doença causada pela bactéria Clostridium botulinum, que paralisa o sistema nervoso. Seus primeiros casos estiveram relacionados ao consumo de salsichas contaminadas e alimentos enlatados.
visão distorcida;
dificuldade para falar e deglutir alimentos;
fraqueza muscular;
prisão de ventre;
desmaios;
enjoos.
O agravamento da doença pode levar à paralisia dos músculos da respiração, causando a morte do paciente.
A internação é fundamental para o tratamento, pois os medicamentos precisam ser ministrados de forma correta. E, como prevenção, é necessário que as pessoas escolham bem os alimentos enlatados, evitando latas enferrujadas ou amassadas.
Cistite
Causada por uma bactéria que naturalmente está presente no intestino — a Escherichia coli — a cistite é uma doença crônica caracterizada pela irritação ou inflamação da bexiga.
Essa doença acontece pelo fato de algumas pessoas não ingerirem muita água, o que acaba atrapalhando a eliminação das bactérias presentes na bexiga. Ela pode ocorrer também pelo uso de roupas íntimas apertadas, que contribuem para a proliferação das bactérias.
O paciente com cistite sente vontade de urinar a todo tempo, uma certa ardência ao urinar e febre. O tratamento é feito com o uso de antibióticos. Para se prevenir, é preciso:
beber bastante água;
urinar ao longo do dia sempre que tiver necessidade;
evitar utilizar roupas íntimas apertadas.
Tuberculose
Sendo considerada uma doença grave, a tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que ataca o sistema respiratório. O contágio é feito pelas vias respiratórias, quando o paciente espirra ou tosse, deixando as bactérias no ambiente.
O primeiro sintoma geralmente é tosse prolongada (que dura mais de três semanas), seguida de catarro que às vezes pode vir com sangue, febre, muito suor, falta de apetite e o emagrecimento do paciente.
O tratamento é feito com o uso de quatro medicamentos durante dois meses, na primeira etapa. A segunda fase pede somente o uso de dois dos medicamentos administrados. Depois de seis meses de tratamento realizado de maneira correta, os pacientes podem ser curados da tuberculose.
A prevenção é feita pela proteção das pessoas que estão envolvidas com o cuidado dos pacientes, sempre evitando o contato direto com eles.
Leptospirose
A leptospirose é causada por bactérias do gênero Leptospira e pode afetar tanto os seres humanos quanto os animais. É uma doença transmitida pelo contato com água ou objetos contaminados pela urina dos animais infectados.
O paciente com leptospirose apresenta vários sinais característicos, como:
febre alta;
dor muscular;
mal-estar;
tosse;
olhos avermelhados;
manchas vermelhas espalhadas pelo corpo todo.
Se não for tratada corretamente, a doença pode trazer sérios danos aos rins, inflamação na membrana cerebral, insuficiência hepática e respiratória, tendo assim um índice de 40% de risco de morte.
O tratamento é sempre manter o paciente bem hidratado e administrar antibióticos. A prevenção começa quando os alimentos são bem lavados antes do consumo. Além disso, é preciso manter caixas d’água fechadas e vacinar os animais.
Meningite
É uma das doenças causadas por bactérias e é caracterizada pela inflamação das meninges — ou seja, as membranas que envolvem e protegem o encéfalo e a medula espinhal. Existem três tipos de meningites bacterianas, causadas por três diferentes microrganismos:
meningococos;
pneumococos;
haemophylus.
Os sintomas gerais são dores de cabeça e no pescoço, nuca mais rígida, febre alta e manchas vermelhas. A meningite pode ser transmitida pelo espirro, saliva e tosse.
O tratamento deve ser realizado o mais rápido possível, com antibióticos ministrados na veia (para reduzir a chance de a doença causar surdez ou até mesmo a morte).
A prevenção é feita com vacinação e evitando o contato com os pacientes.
Pneumonia
A pneumonia é caracterizada pela infecção pulmonar e a sua forma mais comum acontece por meio da bactéria Streptococcus pneumoniae.
A prevenção é feita principalmente pelo cuidado adequado com as gripes, pois um resfriado mal curado pode evoluir para um quadro muito mais grave de pneumonia.
Tétano
Causado pela bactéria Clostridium tetani, o tétano é uma doença infecciosa que ataca o sistema nervoso central. Infelizmente, quando não tratada, pode levar o paciente a óbito.
Os sintomas mais comuns são:
músculos rígidos;
febre;
dores de cabeça;
espasmos musculares;
dificuldade para movimentar os músculos da boca.
A doença é transmitida por pequenos cortes ou feridas que foram contaminadas com fezes, plantas, objetos cortantes enferrujados e que contenham a bactéria em questão. Para o tratamento, é preciso administrar relaxante muscular e antibióticos. O tétano pode ser prevenido com vacinação e a limpeza correta das feridas.
Explicação: