10°)
a) Qual é a importância dos três pilares (autor, obra e público) para a institucionalização da literatura, isto é, para a criação de um sistema literário?
b) A partir do final do século XIX, a literatura brasileira já demonstrava algum grau de integração entre autor, obra e público, embora apenas uma minoria fosse capaz de ler. Por que o público leitor, no Brasil, era inexpressivo naquela época?
c) O Barroco marca o nascimento de nossa literatura, mas é no Romantismo do século XIX que se destaca a busca por afirmar a identidade nacional. Que fato histórico e político ajuda a entender a importância de se afirmar essa identidade?
d) Faça uma pesquisa para explicar como a literatura do Modernismo passa a expressar a identidade nacional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
todas as respostas
Explicação:
10 – a) por que sem a integração dos três pilares ( autor, obra e público) não existe um sistema literário, um sistema depende do outro: sem o autor não existiria texto, sem o texto não tinha o que publicar e nem leitor para ler e a literatura jamais se estabeleceria.
b) O público leitor era inexpressivo no final do século XIX, visto que ainda era baixo o número de leitores no Brasil. A leitura era uma atividade restrita a pessoas que pertenciam a classes mais favorecidas economicamente.
c) A Proclamação da Independência.
d) Os modernistas promoveram uma ruptura com o passado, indo em busca de uma literatura que falasse do Brasil, de uma identidade plural aberta às diferentes etnias, culturas e nacionalidades que passaram a compor o panorama humano brasileiro, tornando-a mais nacional.
Espero ter ajudado.
Bom estudo.