1° Uma fabrica de refrescos tem uma produção de 7350 garrafas, as quais devem ser separadas em caixas com 21 unidades cada. É possivel fazer isso sem que sobrem garrafas ou espaços nas caixas?
2° As caixas citadas no item anterior devem ter as garrafas organizadas em fileiras com a mesma quantidade de garrafas em cada. Quantos tipos de caixas diferentes podem ser feitos, com relação á distribuição dessas fileiras?
Soluções para a tarefa
⠀
⠀⠀☞ Para caixas com 21 unidades cada teremos as 7.350 garrafas serão distribuídas em 350 caixas, podendo estas serem montadas de 10 tipos diferentes. ✅
⠀
⠀
⠀⠀ 1º Para descobrir se sobrarão ou não garrafas na distribuição das 7.350 garrafas em caixas com 21 garrafas cada basta dividirmos o total de garrafas pelo espaço em cada caixa e verificar se há ou não resto:
⠀
⠀⠀✅
⠀
⠀⠀Ou seja, teremos um total de 350 caixas com 21 garrafas cada sem nenhuma sobra. ✌
⠀
⠀
⠀⠀2º Para encontrarmos o total de caixas diferentes que podem ser montadas com diferentes fileiras basta encontrarmos os pares de divisores de 350 através de sua fatoração:
⠀
⠀
⠀
⠀⠀Com a exceção do par {1, 350} temos o seguintes pares:
⠀
⠀⠀✅
⠀
⠀⠀Totalizando dez maneiras diferentes para confecção destas caixas. ✌
⠀
⠀
⠀
⠀
_________________________________
_________________________________
⠀
⠀⠀Temos que o número de divisores de um número natural qualquer pode ser encontrado da seguinte forma:
⠀
- I) Tomamos os expoentes dos fatores primos agrupados que o compõem (lembrando que 1 não é definido como um número primo)
⠀
- II) Somamos 1 a cada um deles;
⠀
- III) Multiplicamos os valores obtidos.
⠀
⠀⠀Mas quem serão estes divisores? A forma como encontramos estes divisores é dada pelo seguinte algoritmo:
⠀
- I) Na mesma estrutura da fatoração, montamos uma nova coluna à direita da coluna dos fatores (chamemos esta coluna dos fatores de F) que será composta pelos divisores do nosso número original. Chamemos esta coluna de D;
⠀
- II) Inicialmente vamos colocar o 1 no topo desta nova coluna. A partir de agora faremos multiplicações, em diagonal, entre os termos desta nova coluna D com os termos da coluna F. Nossa primeira multiplicação será do primeiro fator (chamemos ele de F₁) pelo número 1 (chamemos ele de D₀). O número resultante será escrito abaixo do 1 e será o nosso D₁.
⠀
- III) Agora teremos duas possibilidades:
⠀
➡ se Fₙ₊₁ ≠ Fₙ então teremos que Dₙ₊₁ será o conjunto dos números formados pela multiplicação de Fₙ₊₁ por todos os elementos da coluna D encontrados até agora (estando no momento inicial será um conjunto com somente os dois elementos F₂ × D₀ e F₂ × D₁);
⠀
➡ se Fₙ₊₁ = Fₙ então teremos que Dₙ₊₁ será somente Fₙ₊₁ × Dₙ para não repetirmos os divisores já encontrados anteriormente.
⠀
⠀⠀Tendo repetido este algoritmo para todos os fatores individuais do nosso número original, encontramos todos os divisores dele nesta nova coluna D.
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀⠀☀️ Leia mais sobre:
⠀
✈ Divisores de um número (brainly.com.br/tarefa/37266101)
✍
⠀
⠀
⠀
⠀
☁
⠀⠀⠀⠀☕
⠀
() ☄
✍
❄☃ ☘☀
⠀
⠀
⠀
⠀
Ao escolher uma resposta como a melhor resposta (ícone coroa ♕) você recupera 25% dos pontos ofertados de volta ($.$) e também ajuda outros usuários a economizarem tempo ⌛ indo direto para a resposta que você concluir que mais os ajudará ☺✌.