10. (Ufu 2018)
– A quem estais carregando, – Até que não foi morrida,
irmãos das almas, irmão das almas,
embrulhado nessa rede? esta foi morte matada,
dizei que eu saiba. numa emboscada.
– A um defunto de nada, – E o que guardava a emboscada,
irmão das almas, irmão das almas
que há muitas horas viaja e com que foi que o mataram,
à sua morada. com faca ou bala?
(...) – Este foi morto de bala,
– E de onde que o estais trazendo, irmão das almas,
irmãos das almas, mas garantido é de bala,
onde foi que começou mais longe vara.
vossa jornada? – E quem foi que o emboscou,
– Onde a caatinga é mais seca, irmãos das almas,
irmão das almas, quem contra ele soltou
onde uma terra que não dá essa ave-bala?
nem planta brava. – Ali é difícil dizer,
– E foi morrida essa morte, irmão das almas,
irmãos das almas, sempre há uma bala voando
essa foi morte morrida desocupada.
ou foi matada?
NETO. João Cabral de Melo. Morte e vida severina e outros poemas para vozes. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 2000.
a) Levando-se em consideração o trecho de Morte e vida severina, aponte três recursos
estruturais como, por exemplo, sonoridade e ritmo, que evidenciam a construção do texto.
b) Texto crítico, que evidencia um universo desesperançado, Morte e vida severina
estabelece, por meio de seus versos, várias críticas a mazelas sociais. Com base na obra e
no excerto, explique a metáfora da ave-bala.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Morte e Vida Severina apresenta uma estrutura ligada ao teatro medieval, em
particular aos autos de natal pastoris. A peça é composta por versos predominantemente de sete silabas poéticas (redondilha maior) (A/ quem/es/tais/ca/rre/gan/
do) rimas toantes (irmãos das almas,/ vossa jornada?) e consoantes (E quem foi
que o emboscou,/ quem contra ele soltou) e paralelismos (repetição simétrica de
palavras, de estruturas rítmico-métricas e de conteúdos semânticos) (irmão das
almas,/ irmão das almas).
Observação: rimas toantes são rimas parciais em que coincidem apenas as vogais
tônicas. Rimas consoantes são rimas de coincidência total de sons.
B) A ave-bala é a metáfora da violência oriunda das disputas pela terra. A expressão
conota um meio social de conflito, em que a morte é comparada a uma ave que
transita livre à procura de Severinos pelo sertão.
Explicação:
a) Na construção da poesia, podemos encontrar diferentes recursos estruturais, que juntos tornam o texto completo. Alguns desses recursos são:
- o ritmo - recurso de estilo em que o tempo é dividido a partir da intensidade das sílabas poéticas.
- a rima - aparece nos versos, tanto ao seu final ou ao seu meio, pela repetição de sons iguais ou semelhantes entre si. A rima permite extrair a sonoridade da poesia.
- a versificação ou metrificação - em que as sílabas de um verso são contadas de acordo com regras específicas. Por exemplo, existem versos de cinco ou sete, dez ou doze sílabas poéticas.
Metáfora da ave-bala
b) A metáfora da ave-bala representa a morte dos Severinos do sertão, marcados pela violência, pela exploração e pelo exercício do poder. O contexto de produção da obra “Morte e Vida Severina” é de desigualdade social, em que se observam os conflitos entre latifundiários e aqueles que não possuem um lugar para manter a sobrevivência no sertão.
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