Filosofia, perguntado por moreninha3011, 10 meses atrás

10. (Ueg 2009) Entendia o filósofo Jean-Jacques Rousseau que a sociedade civil é resultado das transformações que a espécie humana sofreu ao longo de sua história, sobretudo da condição de selvagem para a condição de homem civilizado. O que permitiu essa transformação, segundo este filósofo, é a perfectibilidade. Selecione, nos itens a seguir, aquele que expressa o sentido de perfectibilidade em Rousseau, ou seja, a capacidade que o homem tem de 

a) aperfeiçoar-se. 

b) encontrar soluções para seus problemas. 

c) enfrentar seus medos. 

d) escapar dos perigos. 

Soluções para a tarefa

Respondido por ksjsj
187
A resposta correta de acordo com e exposto é a alternativa a
Respondido por AnthonioJorge
63

A perfectibilidade de Rousseau pode ser traduzida por um auto aperfeiçoamento moral e social. Logo, a alternativa A é a correta.

Rousseau (1712-1778), o mais importante iluminista francês, tendia ora à teoria do sentimento interior (que influenciaria o romantismo alemão posterior), ora à defesa da absorção total do individuo na vida social por meio do conceito de vontade geral (uma de seus principais legados aos revolucionários).

Suas obras "Do Contrato Social" e "Emílio" representam o grosso de sua teoria: o homem nasce bom, a sociedade o corrompe ou, em outras palavras: o homem nasce livre e se encontra acorrentado por toda parte.

Rousseau era iluminista porque considerava a razão o instrumento privilegiado para a superação dos males da sociedade. Portanto, não seria a Igreja o órgão de salvação da humanidade, mas sim o Estado que salvaria tanto individual quanto coletivamente a humanidade.

Pode-se resumir os principais elementos do Iluminismo nos seguintes pontos:  

  • cientificismo
  • racionalismo
  • materialismo
  • antirreligiosidade
  • homem como auto-inventor infinito
  • crença na perfectibilidade do futuro

Ironicamente, o Iluminismo alcançou seu ápice prático na Revolução Francesa que, teoricamente, se inicia com imensa confiança na razão como motor para se alcançar uma República virtuosa. Acabou, contudo, após as guilhotinas e o terror de Robespierre, gerando um reino de medo e, posteriormente, um império despótico comandado por Napoleão.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/2837208

Anexos:
Perguntas interessantes