10. (Udesc 2019) Leia o trecho a seguir:
"Não existe democracia racial efetiva, onde o intercambio ent
acial efetiva, onde o intercâmbio entre indivíduos pertencentes a 'raças' distintas começa e termina no
plano da tolerância convencionalizada. Esta pode satisfazer as exigências do bom-tom, de
Esta pode satisfazer as exigências do bom-tom, de um discutível espírito cristão e da
necessidade prática de manter cada um no seu lugar'. Contudo, ela não
ue manter cada um no seu lugar'. Contudo, ela não aproxima realmente os homens senão na base da mera
10 mesmo espaço social e, onde isso chega a acontecer, da convivência restritiva, regulada por um código que
Florestan Fernandes, 1960.
consagra a desigualdade, disfarçando-a e justificando-a acima dos princípios de integração da ordem social democ
Florestan Fernandes se refere a ideia de "democracia racial" que, durante um período, foi considerada cons
nacional brasileira. Esta tese era caracterizada por:
a) pressupor uma miscigenação harmoniosa entre os diferentes grupos étnicos constitutivos da nação brasileira.
b) apregoar que representantes de todos os grupos étnicos deveriam ter representatividade política em ambito legislativo.
c) promover a denúncia de práticas racistas contra negros, mulheres e indígenas.
d) reivindicar a instauração de processos e eventuais julgamentos dos responsáveis pelo processo de favelização nas grandes
capitais brasileiras, a partir de fins do século XIX.
e) defender as candidaturas plurirraciais nos processos eleitorais, pós 1964.
Soluções para a tarefa
A alternativa A está correta.
A sociologia de Florestan Fernandes dialogava sobre a realidade social.
A contribuição de Florestan Fernandes para a sociologia gira em torno da análise dos aspectos sociais do período da escravidão, onde a condição do escravo era historicamente articulada com relatos e dados onde os escravos viviam situações diferentes do trabalho compulsório nas casas e lavouras.
Deste modo, ele e outros autores como Gilberto Freyre por exemplo, desenvolvem reflexões acerca da luta pela difusão dos direitos para os negros, sendo uma luta de minorias que requer um equilíbrio em relação grande atraso quanto o resto da sociedade, podendo ser trazido para os dias de hoje com o sistema de cotas, reforçando as grandes falhas do nosso governo que vem se perpetuando desde o período da colonização.
É correta a alternativa A.
A ideia da "democracia racial" se baseia na noção de que a miscigenação dos povos brasileiros foi harmônica e que todos constituem membros de uma mesma "raça", a "raça brasileira".
Não defendia que houvesse representantes étnicos de grupos específicos na política, que se denunciassem práticas racistas ou que houvesse uma reforma profunda da sociedade brasileira, e sim a ideia de que teria havido igualdade histórica entre as etnias e que esta "igualdade formal" bastava.