História, perguntado por anajuaraujo0404, 1 ano atrás

10 tipos de mão-de-obra escrava no brasil. Me ajudem!


giovanna1801: Antigamente ou hoje em dia? Ou os dois?
anajuaraujo0404: antigamente
giovanna1801: Não houve dez povos dando mão-de-obra, apenas dois povos foram usados como mão de obra, os indígenas que eram os povos nativos e o povo africano que venho de diferentes partes da africa.
anajuaraujo0404: são 10 tipos de mão de obra

Soluções para a tarefa

Respondido por talitaraianne
0

Resposta:

mineração,caça,guerreiro, fazia o trabalho de colheita,estivadores,barqueiros, vendedores,pecuária, tropeirismo,agricultura.

Explicação

De uma maneira geral, partindo da história de grande parte desses povos, podemos dizer que existia na África uma escravidão doméstica, e não uma escravidão mercantil, ou seja, entre vários povos africanos, o escravo não era uma mercadoria, mas sim um braço a mais na colheita, na pecuária, na mineração e na caça; um guerreiro a mais nas campanhas militares.

 muitos escravos trabalhavam (principalmente no Rio de Janeiro, Pernambuco e em outras cidades litorâneas) como estivadores, barqueiros, vendedores, aprendizes, mestres em artesanato e serviços domésticos.

A partir dos séculos XVIII e XIX, com a ascensão da mineração em Minas Gerais e Goiás, milhares de escravos foram trabalhar nas minas e demais atividades (como a agropecuária) que movimentavam a economia nas regiões auríferas. Outras formas de trabalho escravo foram: a criação de gado no nordeste brasileiro; os trabalhos desempenhados no tropeirismo (conhecidos como tropeiros, exerciam atividades comerciais de uma região à outra); e o trabalho de zelar e tratar dos animais carregadores de mercadorias.  Esses povos africanos preferiam as mulheres como escravas, já que eram elas as responsáveis pela agricultura.

Perguntas interessantes