10) Soneto Três dúzias de casebres remendados, Seis becos, de mentrastos entupidos, Quinze soldados, rotos e despidos, Doze porcos na praça bem criados. Dois conventos, seis frades, três letrados, Um juiz, com bigodes, sem ouvidos, Três presos de piolhos carcomidos, Por comer dois meirinhos esfaimados. Damas com sapatos de baeta, Palmilha de tamanca como frade, Saia de chita, cinta de raqueta. O feijão, que só faz ventosidade, Farinha de pipoca, pão que greta, De Sergipe d’El-Rei esta é a cidade. (In: DIMAS, Antonio (Org.).Literatura comentada. São Paulo: Abril, 1981.) A respeito do poema de Gregório de Matos, é correto afirmar que: *
1 ponto
A) como representante dos poemas encomendados, elogia Sergipe, um dos centros urbanos que Gregório de Matos enalteceu, assim como o fez à Bahia, a Recife e a Lisboa.
B) satiriza Sergipe, um dos centros urbanos que Gregório de Matos criticou, ressaltando a pobreza do local, o que dá ao poema um tom social, próprio da poética gregoriana.
C) pertence à lírica filosófica do autor, que se caracteriza por tecer uma série de elogios a um local ou a uma pessoa, para em seguida lhe traçar os defeitos e pedir por sua redenção.
D) os dois tercetos enaltecem a beleza da mulher e elogiam a boa alimentação local, por meio da perífrase, recurso linguístico muito utilizado pela estética barroca.
E) presentifica-se no poema um dos recursos mais importantes do Barroco, o conceptismo, jogo de ideias constituído por analogias e por sutilezas do raciocínio e do pensamento lógico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
letra b
Explicação:
por que o pai ta on
Perguntas interessantes
Física,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás