10- Segundo a crença dos cristãos de Bizâncio, os ícones (imagens pintadas ou esculpidas de
Cristo, da Virgem e dos Santos) constituíam a “revelação da eternidade no tempo, a
comprovação da própria encarnação, a lembrança de que Deus tinha se revelado ao homem e
por isso era possível representá-lo de forma visível.”
(Franco Jr., H. e Andrade Filho, R. O. O IMPÉRIO BIZANTINO. São Paulo: Brasiliense,
1994. p. 27).
Apesar da extrema difusão da adoração dos ícones no Império Bizantino, o imperador Leão
III, em 726, condenou tal prática por idolatria, desencadeando assim a chamada “crise
iconoclasta”.
Dentre os fatores que motivaram a ação de Leão III, podemos citar o (a):
a) intolerância da corte imperial para com os habitantes da Ásia Menor, região onde o culto
aos ícones servia de pretexto para a aglutinação de povos que pretendiam se emancipar.
b) necessidade de conter a proliferação de culto às imagens, num contexto de reaproximação
da Sé de Roma com o imperador bizantino, uma vez que o papado se posicionava contra a
instituição dos ícones e exigia a sua erradicação.
c) tentativa de mirar as bases políticas de apoio à sua irmã, Teodora, a qual, valendo-se do
prestígio de que gozava junto aos altos dignitários da Igreja Bizantina, aspirava secretamente
a sagrar-se imperatriz.
d) aproximação do imperador, por meio do califado de Damasco, com o credo islâmico que,
recuperando os princípios originais do monoteísmo judaico-cristão, condenava a
materialização da essência sagrada da divindade em pedaços de pano ou madeira.
e) descontentamento imperial com o crescente prestígio e riqueza dos mosteiros (principais
possuidores e fabricantes de ícones), que atraíam para o serviço monástico numerosos jovens,
impedindo-os, com isso, de contribuírem para o Estado na qualidade de soldados, marinheiros
e camponeses.
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A resposta correta e a letra e)
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