10- Quando uma empresa deseja lançar ao mercado um novo produto, há a necessidade de fazer o planejamento estratégico com a análise de projeto desse novo produto e, dependendo dos objetivos desejados, haverá diferentes estratégias de marketing. Diante disso, o tipo de estratégia, levando em consideração uma confeiteira que deseja vender bolos e doces em um bairro de classe média, será uma estratégia de nicho custos baixos/diferenciação, ou simplesmente de custos baixos? Descreva o que o planejamento estratégico deste projeto precisa observar no mercado.
Soluções para a tarefa
No caso da confeiteira que deseja vender bolos e doces em um bairro de classe média:
- será necessária uma estratégia de nicho custos baixos/diferenciação;
- pois, o custo baixo atrai os consumidores
- ao passo que a diferenciação será o fator chave desse negócio
- que tem um público alvo com poder aquisitivo um pouco mais elevado
- e que portanto busca por produtos que superem suas expectativas
O planejamento estratégico deste projeto precisa observar no mercado:
- Concorrência local
- Qual a idade média dos moradores do baixo
- Quais seus hábitos em termos de alimentação, para saber se vale a pena apostar em produtos sem glúten, lactose e com baixa caloria
Além disso, deve-se verificar:
- preço médio dos negócios locais para ter uma base dos valores a serem cobrados pelos produtos
Outras questões relacionadas:
A gestão do composto de marketing implica um conjunto de ações relacionadas a quatro fatores: https://brainly.com.br/tarefa/17700664
Resposta:
No exemplo exposto, o projeto deverá adotar uma estratégia de nicho custos baixos/diferenciação, visando a um público-alvo pequeno e diferenciado, mas mantendo custos baixos, levando em consideração o tipo de consumidor, isto é, classe média.
Neste caso, precisa-se observar no mercado potencial de confeiteira de bairro quais as possibilidades de sucesso do projeto. Isto pode ser feito mediante pesquisas, objetivando que o projeto seja aderente às necessidades e desejos deste nicho de mercado.
Explicação:
Prova corrigida no gabarito