1° Qual o contexto histórico do evento?
2º Onde ocorreu?
3º Quem são os envolvidos?
Abordar quem eram os sujeitos e suas motivações. Estabelecer relações com questões políticas, sociais,
raciais do contexto, tendo em vista: a questão fundiária e a exclusão socioespacial de determinados grupos: a
abolição da escravidão e a "modernização do país", almejado pela recém instaurada república.
4° Como as fontes "narram" o evento?
Utilizar na produção de seu artigo, e/ou notícia, elementos trazidos pelas fontes, apresentando diferentes
pontos de vista e versões, identificando seus autores, os elementos descritivos (iconografia), dentre outros
aspectos que considerar importante para subsidiar o texto.
5° Por que ocorreu?
Refletir sobre como Canudos e os sujeitos que a compunham (pessoas à margem da sociedade e que não
aziam parte do projeto republicano) motivaram as ações de violência no conflito.
6° Como os fatos se desdobraram?
7º Qual foi a memória construída sobre o evento por Euclides da Cunha?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Fonte 1 – Treze de maio.
O contexto histórico do evento é que ele nos reporta a falar do “ex-escravos” que não sabiam o que fazer após a abolição, e muitos foram para Canudos, onde para muitos ser o “último quilombo”.
2) Onde ocorreu?
Ocorreu em Salvador – Bahia.
3) Quem são os envolvidos?
Os envolvidos são os escravos, que após a abolição não sabiam o que e para onde iriam, assim se submetendo a submissão de proprietários, desvalorizados em relação a outros grupos.
Podemos responder às questões que abordam o contexto da Guerra de Canudos da seguinte forma:
- 1) O contexto histórico é o início do governo republicano no Brasil, onde predominava a miséria e a opressão coronelística, principalmente nos interiores do país.
- 2) Ocorreu no sertão da Bahia, mais precisamente na região do Rio Vaza-Barris.
- 3) Os envolvidos eram os sertanejos baianos e as tropas federalistas.
- 4) Há diversas fontes sobre esse assunto, tendo a presença das favoráveis ao movimento, como de Euclides da Cunha que argumenta que a guerra contra Canudos foi um crime cometido pela república, e fontes contra o movimento que objetivavam a depreciação e a justificação de seu extermínio.
- 5) Ocorreu em razão do crescimento da comunidade, visto isso, os sertanejos que eram submetidos a trabalhos exaustivos pelos grandes latifundiários começaram a migrar para Canudos. Portanto, o governo republicano defendeu os interesses dos oligarcas, destruindo Canudos.
- 6) Foram feitas quatro expedições militares para acontecer o extermínio da comunidade de Canudos, ocasionando a morte de mais de 20.000 pessoas da comunidade.
- 7) A memória construída por Euclides da Cunha ficou retratada na obra "Os Sertões". Onde o escritor denunciou a campanha militar que tinha como objetivo destruir a comunidade de Canudos, afirmando que os soldados que continuaram na batalha eram "mercenários inconscientes".
Análise dos Comentários Sobre as Questões da Guerra de Canudos
3) Formação de Canudos
A formação da comunidade de Canudos era formada por sertanejos em condição de pobreza e miséria que viram no movimento uma esperança de escapar desse cenário.
Estima-se que a metade da população da comunidade era formada por negros e negras, em decorrência disso, podemos analisar os impactos da abolição da escravatura no Brasil.
Por não conter nenhum projeto de inserção da comunidade negra na sociedade, muitos migraram para antigos quilombos, formaram novas comunidades pela procura de subsistência (como em Canudos) ou até mesmo continuaram na condição de escravos pois não tinham para onde ir e como se sustentar, visto que o emprego era negado para a população negra.
A modernização das cidades teve grande impacto na criação da comunidade de Canudos, visto que com as diversas práticas de higienização social, as camadas populares foram expulsas dos centros das cidades e foram obrigadas a ocupar às margens das cidades, morando em barracos e cortiços.
4) Fontes Sobre a Guerra de Canudos
Durante esse período, muitas fontes foram produzidas com o intuito de marginalizar e depreciar o movimento para justificar o seu extermínio. Muitos afirmavam que Antônio Conselheiro (líder de Canudos) era um ávido monarquista que conspirava em acabar com a república.
Também temos a presença de fontes que defenderam o movimento, como por exemplo o escritor Euclides da Cunha, que caracterizou a guerra contra Canudos um verdadeiro crime cometido pelas tropas federalistas.
5) Motivo da Guerra à Canudos
O motivo que iniciou-se o ataque à Canudos foi o crescimento da comunidade, onde muitos sertanejos miseráveis viam uma esperança de melhor de vida, fugindo dos trabalhos exaustivos nos campos dos oligarcas.
O governo republicano defendeu os interesses das oligarquias e para evitar a evasão da mão de obra para a comunidade, enviaram quatro expedições militares que ocasionou na morte de mais de 20.000 pessoas.
Também temos presente a motivação racial dos ataques, visto que a população de Canudos era formada majoritariamente pela população negra.
Saiba mais sobre "Guerra de Canudos" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4566178
#SPJ1