História, perguntado por sousapaloma937, 9 meses atrás

1°)Quais os grupos que se envolveram na exploração do ouro da região de Minas Gerais?



2) Assinale a certa;

A noticia da descoberta de ouro atraiu pessoas de diversas partes da colonia para regiões dos atuais Estados,
exceto:

( )Minas Gerais
( )São Paulo
( )Goiás
( )Mato Grosso


3)Cite 10 cidades onde encontraram ouro no século XVII.


4)Na América portuguesa hove o estímulo à importação de vários produtos. Cite-os.


5)Defina:
-negros alforriados.



-irmandades.



-quinto do ouro.



6)Quais os poetas que suriram com as transformações sociais e culturais no século XVIII?


7)Qual objetivo da Coroa Portuguesa ao criar em 1702 a Intendência das Minas?


8) Explique aderrama na América portuguesa na metade do século XVlll.


9)Em que resultou o descontentamento na colônia portuguesa após a derrama?



10)Países que assinaram o tratado de methuen:

( )Espanha e Itália
( )Portugal e Inglaterra
( )França e Portugal
( )Espanha e Inglaterra



alguém sabe por favor eu preciso a resposta agora quem souber responde ​

Soluções para a tarefa

Respondido por vegetaprincipeofsaya
2

Resposta:

1) Os Bandeirantes que descobriram as jazidas de ouro em Minas Gerais, migrantes que vieram do Nordeste e outras partes do Brasil atraídos pela corrida do ouro e atrás de uma vida melhor. Imigrantes portugueses de todas as classes que também vieram ao Brasil atraídos pela corrida do Ouro.

2) São Paulo

3) Mariana, Sabará, Diamantina, Vila Rica, Tiradentes, São João Del Rei, Cuiabá, Goiás, Pilar de Goiás, Pirenópolis

4) Bens de consumo no geral: Farinha, bolacha, bacalhau, queijo, vinho.

5)

a) Os antigos escravos, que recebiam sua liberdade devido ao pagamento ou prestação de serviços, a alforria era a liberação das obrigações oficiais para com o senhor que lhes havia comprado (que poderia ser retomada, caso decidido pelas instâncias competentes).

b) As irmandades são instituições religiosas compostas por leigos que tinham como objetivo ajudar os seus membros e a comunidade. As irmandades obedeciam a regras sancionadas pela Igreja e tinham as suas contas verificadas anualmente por um dignitário religioso. Estas instituições, que existiam na Europa desde a Idade Média, aparecem no Brasil a partir do século XVIII, em especial na região de Minas Gerais. A corrida ao ouro levara inúmeros aventureiros em busca de fortuna, mas o estabelecimento das populações não foi acompanhado pela construção de igrejas ou conventos que pudessem dar assistência religiosa às populações. As irmandades e confrarias religiosas surgiram para colmatar esta falha e são um fenómeno tipicamente urbano. Em 1711 existiam já dez irmandades em Minas Gerais.

c) O Quinto era um imposto cobrado pela Coroa de Portugal e as Casas de Contratações sobre o ouro encontrado em suas colônias. Correspondia a 20% do metal extraído e sua forma de cobrança variou conforme a época e a Coroa Portuguesa era feita das primeiras doações das capitanias hereditárias por D. João III, em 1534. Mesmo antes do descobrimento de minas de ouro no Brasil, as "Ordenações do Reino" estabeleciam como direitos reais, entre outros, as minas de ouro e prata ou qualquer outro metal.

6) No campo da poesia, destaca-se o precursor Bento Teixeira com seu épico Prosopopeia, inspirado na tradição clássico-maneirista de Camões, seguido de Manuel Botelho de Oliveira, autor de Música do Parnaso, o primeiro livro impresso de autor nascido no Brasil.  Mas o maior poeta do barroco brasileiro é Gregório de Matos, de grande veia satírica, e igualmente penetrante na religião, na filosofia e no amor, muitas vezes de crua carga erótica. Também se destacam os poetas Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio  de Gonzaga

7) Este órgão foi, assim como outras ações de Portugal, uma forma de fiscalizar, controlar e facilitar a arrecadação de impostos sobre o ouro que era encontrado no Brasil, durante o Ciclo do Ouro (principalmente século XVIII).

Outras funções e ações das Intendências das Minas:

- Fazer a distribuição das datas (lotes que seriam explorados nas atividades de mineração aurífera). Estas datas eram distribuídas apenas aos mineradores que possuíam condições de explorá-las. O principal fator usado para saber se um empreendedor tinha ou não condições de executar a atividade aurífera era a quantidade de escravos que possuía.

- Cobrar o quinto (imposto de 20% sobre todo ouro encontrado nas minas).

8) No Brasil Colônia, a derrama era um dispositivo fiscal aplicado no estado de Minas Gerais a partir de 1751 a fim de assegurar o piso de 100 [cem] arrobas anuais na arrecadação do quinto.

O quinto era a retenção de 20% do ouro em pó ou folhetas ou pepitas que eram direcionadas diretamente à Coroa Portuguesa.

Desde 1711, Portugal passou a exigir altas taxas dos mineradores. Anos depois foi criada a Intendência das Minas, uma administração subordinada diretamente a Lisboa. O pagamento do “quinto” foi estabelecido pela Fazenda Real, correspondente a um quinto do total do ouro extraído.[2] Foram criadas as Casas de Fundição, onde o ouro taxado recebia um carimbo, como a única forma de poder circular. Por fim, uma atitude mais drástica para acabar com a fuga das mãos reais de uma grande parte dos tributos, fixou-se uma cota anual mínima para assegurar o quinto: 100 arrobas, 1 500 quilos de ouro. Se os tributos não atingissem essa quantia, a população teria que complementar a soma estipulada - era a “derrama”.

9) A Derrama em Minas Gerais representou mais uma forma de fiscalização para aqueles que queriam explorar as jazidas de ouro.

A Derrama poderia prejudicar os mineradores, isso porque aqueles que estivessem com seus impostos atrasados poderia ter grandes penas.

Isso fez com que muitos mineradores inconformados com essas sanções realizassem várias revoltas contra Portugal, sendo a Inconfidência Mineira uma delas.

10) Inglaterra e Portugal


sousapaloma937: muito obrigado por responde eu agradeço muito
Perguntas interessantes