1°) quais fatores impulsionaram a industrialização e a urbanização no Brasil?
2°) quando se inicializou a industrialização brasileira?
3°)como foi o processo de industrialização no Brasil?
4°)quais são as características da industrialização?
5°)o que foi a urbanização no Brasil?
6°) quais são as causas da urbanização no Brasil?
7°) quais mudanças ocorreram por causa da urbanização?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Os principais fatores são os repulsivos, como a mecanização do campo e concentração de terras, além de alguns fatores atrativos, como a industrialização realizada, predominantemente, pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras.
2) De 1808 a 1930: surgem as primeiras atividades industriais com protecionismo econômico. ... Década de 1950: implantação de projetos políticos de JK e abertura econômica do Brasil. 1990: elevação do PIB. Século XXI: crescimento e desenvolvimento industrial.
3)O início da industrialização no Brasil ocorreu graças à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. ... Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação.
4)Algumas das principais características do processo de industrialização são: aprofundamento na divisão do trabalho e da especialização; ... generalização do trabalho assalariado; incremento da urbanização e desenvolvimento do setor de serviços.
5) Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. ... Somente na segunda metade do século 20, o Brasil tornou-se um país urbano, ou seja, mais de 50% de sua população passou a residir nas cidades.
6) A urbanização brasileira foi motivada, principalmente, pelas péssimas condições de vida na zona rural brasileira. A miséria da vida no campo e o início do processo de industrialização do país, motivaram massas de trabalhadores rurais a migrarem para a cidade em busca de melhores condições de vida.
7) O êxodo rural é uma das causas da urbanização acelerada, que acarreta, entre outros problemas, o aumento do desemprego e o crescimento do setor informal das cidades nos países de industrialização tardi.