10-Quais eram as 5 areas de investimentos priorizadas por JK?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por meio do Plano de Metas, o governo apontava as áreas a serem priorizadas pelos investimentos do Estado: energia, transporte, alimentação, educação e indústria de base (indústrias que fornecem matérias-primas para outros setores industriais). Com essas medidas, JK conseguiu atrair o capital estrangeiro.
Explicação:
BOM DIA FLOR
Ao ser eleito Presidente da República em 1956, Juscelino Kubitschek precisava se desvencilhar da imagem dos presidentes anteriores, principalmente de Getúlio Vargas, devido às pressões partidárias. Em resposta, JK anunciou o programa de governo chamado "50 anos em 5", um Plano de Metas desenvolvimentista composto por 30 objetivos, dividido em cinco setores principais: energia, transportes, indústrias de base, educação e agropecuária. Posteriormente foi adicionado a meta número 31: a construção de Brasília e conseqüente transferência da capital federal.
Apesar de não ter alcançado a meta ("50 anos" de desenvolvimento em um mandato presidencial), o desenvolvimento nacional foi notável, com a construção de 20 mil quilômetros de rodovias, a construção das hidrelétricas de Furnas e Três Marias, siderúrgicas como Usiminas, além da instalação de grandes montadoras de automóveis como a Volkswagen.
Boa parte (93%) do investimento no período se concentrou em energia, transportes e indústria, deixando setores importantes como educação e a questão agrária em segundo plano.
O grande crescimento do PIB (cerca de 7% ao ano) e da produção industrial também trouxeram conseqüências que perduram até os dias atuais: grandes empréstimos norte-americanos dispararam a dívida externa, enquanto que a emissão de moeda para sustentar as obras públicas alavancou a inflação.
ESPERO TER AJUDADO !