Geografia, perguntado por guigielinski, 9 meses atrás

10 principais caracteristicas da caatinga

Soluções para a tarefa

Respondido por rosemaia829
2

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, ocupando, aproximadamente, uma área de 734.478 km2, que corresponde a cerca de 70% da Região Nordeste e 11% do território nacional. O nome “Caatinga” possui origem tupi-guarani e significa “floresta branca”. Essa denominação representa as características da vegetação desse ecossistema, cujas folhas caem no período da seca.

Leia também: Quais são os principais biomas do mundo?

  • Características da Caatinga

A Caatinga apresenta diversas particularidades, principalmente em relação à adaptação climática das plantas e animais. Esse bioma é afetado por secas extremas e períodos de estiagem, característicos do clima semiárido. Por essa razão, a vegetação precisou desenvolver mecanismos de sobrevivência em razão da pouca disponibilidade de água. A fauna é bastante diversificada e também é marcada pelas adaptações ao clima, como as recorrentes migrações nos períodos de estiagem.

→ Localização

A Caatinga localiza-se na Região Nordeste do Brasil e compreende os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Também ocorre em algumas faixas da Região Sudeste que ficam ao norte do estado de Minas Gerais.

A Caatinga localiza-se principalmente na região Nordeste, abrangendo nove estados.

→ Clima

O clima que compreende a região da Caatinga é o tropical semiárido. Esse clima é marcado por longos períodos de estiagem, isto é, sem chuvas. O índice pluviométrico é abaixo dos 800 mm/ano. As temperaturas são geralmente elevadas, com uma média de 27 ºC, podendo alcançar números maiores, superiores a 32 ºC. Durante o período de chuva, os índices pluviométricos podem atingir os 1000 mm/ano. Já nos períodos mais secos, há uma baixa, chegando a 200 mm/ano.

Saiba mais: Clima e vegetação da região Nordeste

→ Vegetação

Algumas espécies da vegetação da Caatinga perdem suas folhas no período de seca.

A vegetação da Caatinga apresenta características de adaptação ao longo período de seca e grande diversidade de espécies vegetais, muitas delas endêmicas (desenvolvem-se apenas nessa região). A vegetação da Caatinga apresenta três estratos:

arbóreo: com espécies que variam entre 8 e 12 metros de altura;

arbustivo: com espécies que variam entre 2 e 5 metros de altura;

herbáceo: com espécies com altura abaixo de 2 metros.

As principais características da vegetação são árvores baixas, troncos tortuosos e que apresentam espinhos e folhas que caem no período da seca (com exceção de algumas espécies, como o juazeiro). O cair das folhas é um mecanismo para evitar a perda excessiva de água e também diminuir a ocorrência de processos fotossintéticos para que as plantas entrem em estágio de economia de energia. Outra característica marcante é que as raízes das plantas cobrem o solo para que seja possível armazenar água durante o período de chuva.

Algumas espécies de cactáceas, como o mandacaru, apresentam uma característica peculiar: suas folhas são modificadas em espinhos para evitar que a planta perca água pelo processo de transpiração. Os espinhos são também um mecanismo de defesa dessas plantas a fim de evitar que animais alimentem-se delas.

Vale dizer também que os cactos, que compõem a formação vegetal desse bioma, apresentam grande capacidade de armazenamento de água. Há também plantas que apresentam em suas folhas uma espécie de cera para evitar também a perda de água.

Outra característica marcante das espécies vegetais encontradas na Caatinga é a capacidade de algumas plantas de realizar fotossíntese e produzir nutrientes mesmo que não apresentam folhas. Isso se deve ao fato de que essas espécies possuem caule verde com células constituídas por clorofila, que é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos consigam produzir seu alimento por meio da fotossíntese.

Destacam-se na Caatinga as seguintes espécies de vegetação:

bromélias

xique-xique

mandacaru

embiratanha

acácia

juazeiro

macambira

maniçoba

umbu

mimosa

→ Flora

O mandacaru é uma espécie de cacto da flora da Caatinga

A flora da Caatinga é bastante diversificada. O período de floração varia conforme a região, o regime de chuvas e a qualidade dos solos. Segundo a Embrapa, a Caatinga apresenta cerca de 1.981 espécies de plantas.

NÃO SEI SE É ISSO QUE VOCÊ QUER...

ESPERO TER AJUDADO ^W^

Respondido por neldinhaferreira96
0

Resposta:

1)Prsença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas. 2)presença de cactos e bromélias. 3)em época de seca os arbustos costumao perder quase totalmente as folhas. 4)ela representa um clima semi árido. 5)vegetação adaptada para os períodos de seca. 6) nas áreas mas secas o solo é pedregoso. 7)quando as condições de umidade do solo é favorável, a caatinga se assemelha a mata. 8)A caatinga abriga variedades de espécies de mamíferos, aves, anfibios,répteis e outros. 9)o período de floração na caatinga varia deacordo com a região. 10)A caatinga apresenta rios que são intermitentes ou temporário, isto é rios que correm apenas no período das chuvas.

Perguntas interessantes