10. Por que devemos estudar calorimetria? E em qual parte da ciência que ela mais retratada?
Soluções para a tarefa
EDUCAÇÃO
Topo
Pesquisa escolar
Física
Navegar por temas
Banco de RedaçãoDicionáriosEnemPesquisa EscolarPlanos de aulaResumo de livrosTestes e simuladosVestibularBrasil EscolaÚltimas notícias
Navegar por disciplinas
Todas as disciplinasArtesAtualidadesBiologiaCiênciasEspanholFilosofiaFísicaGeografiaGeopolíticaHistória do BrasilHistória geralInglêsLiteraturaMatemáticaPortuguêsQuímicaRedaçãoResumo de livrosSociologia
Física
Calorimetria - O estudo dos fenômenos de transferência de calor
00:00
Paulo Augusto Bisquolo, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
(Atualizado em 11/09/2013, às 16h19)
Universidade de Oregon
A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor.
Na natureza encontramos a energia em diversas formas. Uma delas, que é muito importante, é o calor. Para entendê-lo, pense em uma xícara de café quente sobre a sua mesa. Após algum tempo esse café estará frio, ou melhor, com a mesma temperatura que o ambiente. Esse fenômeno não é uma exclusividade da xícara de café quente, mas ocorre com todos os corpos que estão em contato de alguma forma e com temperaturas diferentes. Por que isso ocorre?
Temperatura Os objetos na natureza, assim como nós, são feitos de pequenas partículas que conhecemos como moléculas. Com elas ocorre algo invisível. Elas estão em constante estado de agitação, no caso dos sólidos, ou de movimentação, como ocorre em líquidos ou gases. Essa situação não é constante, elas podem estar mais ou menos agitadas, dependendo do estado energético em que elas se encontram. O que se observa é que quanto mais quente está o corpo, maior é a agitação molecular e o inverso também é verdadeiro, ou seja, a temperatura é uma grandeza física que está associada de alguma forma ao estado de movimentação ou agitação.
A temperatura, atualmente, pode ser medida em três escalas termométricas. Celsius, Fahrenheit Kevin.