História, perguntado por kaicorreia15, 1 ano atrás

1° Podemos afirma que existiu uma civilização mesopotâmica? Justifique.
2° Explique a importância dos faraós para a sociedade egípcia
3° Identifique e caracterize 3 medidas adotadas pelo império na sua administração
4° Explique como era a relação do império persa com os povos dominados
5° Identifique e caracterize os períodos históricos da civilização hebraica
6° Relacione a principal atividade econômica fenícia com a sua geografia
7° Explique a organização politica da grecia antiga

Soluções para a tarefa

Respondido por emersonpradopep5juya
1

1 -As civilizações mesopotâmicas, como o próprio nome indica, desenvolveram-se na região conhecida como Mesopotâmia, que compreende o atual Iraque no Oriente Médio. O nome mesopotâmia significa “região entre rios”, ou “terra entre rios”, isso porque se trata de uma região situada entre os rios Tigre e Eufrates.

2 - Os faraós eram os reis do Egito Antigo. Possuíam poderes absolutos na sociedade, decidindo sobre a vida política, religiosa, econômica e militar. Como a transmissão de poder no Egito era hereditária, o faraó não era escolhido através de voto, mas sim por ter sido filho de outro faraó.

3 - Satrapias: províncias Sátrapas: governantes de províncias inspetor itinerante: Eficiente sistema de estradas e correio Criação do Dário (moeda persa)

4 - Os persas permitiam aos povos dominados manterem sua língua própria, leis e costumes, moral, religião, moeda e as vezes até reis diferentemente dos dois domínios anteriores.

5 -No mundo ocidental, sabemos que a religião predominante é o cristianismo. Sabemos também que o cristianismo nasceu no seio do judaísmo tradicional, que, por sua vez, é a religião do povo hebreu ou da civilização hebraica. Os hebreus são, portanto, uma das civilizações de maior influência do mundo. Mesmo aqueles que desconhecem o modo como eles surgiram e organizaram-se já ouviram falar em nomes como Abraão, Noé e Moisés.

6 - A principal atividade econômica dos fenícios era o comércio, principalmente dos produtos que provinham de suas oficinas artesanais de armas de bronze e de ferro, de joias de ouro e prata, de estátuas religiosas, de vidros e tecidos coloridos. Por outro lado importavam de diversas regiões produtos como metais, cereais, pedras preciosas, cavalos e cereais. Comercializavam também escravos, adquirindo prisioneiros de guerra e vendendo-os as soberanos do oriente.

Os fenícios eram exímios navegadores e  usavam em seus barcos uma combinação de remo e velas, o que lhes proporcionava maior velocidade. Durante o dia orientavam-se pelo sol à noite pela estrela Ursa Maior.

O comércio era realizado em grande parte na forma de escambo, trocavam os produtos locais pelos que estavam carregando.

7 - São inúmeras as diferenças entre a Grécia moderna e a Grécia Antiga. O mundo grego antigo estendia-se por uma área muito maior do que o território grego atual. Além disso, há outra diferença básica. Hoje, a Grécia constitui um país, cujo nome oficial é República Helênica. Já a Grécia Antiga nunca foi um estado unificado com governo único. Era um conjunto de cidades-estado independentes entre si, com características próprias embora a maioria das cidades-estado tivessem seus sistemas econômicos parecidos, excluindo-se de Esparta. Legado da Grécia Antiga A cultura da Grécia Antiga é considerada a base da cultura da civilização ocidental. A cultura grega exerceu poderosa influência sobre os romanos, que se encarregaram de repassá-la a diversas partes da Europa. A civilização grega antiga teve influência na linguagem, na política, no sistema educacional, na filosofia, na ciência, na tecnologia, na arte e na arquitetura moderna, particularmente durante a renascença da Europa ocidental e durante os diversos reviveres neoclássicos dos séculos XVIII e XIX, na Europa e Américas. Conceitos como cidadania e democracia são gregos, ou pelo menos de pleno desenvolvimento na mão dos gregos. Qualquer história da Grécia Antiga requer cautela na consulta a fontes. Os historiadores e escritores políticos cujos trabalhos sobreviveram ao tempo eram, em sua maioria, atenienses ou pró-atenienses, e todos conservadores. Por isso se conhece melhor a história de Atenas do que a história das outras cidades; além disso, esses homens concentraram seus trabalhos mais em aspectos políticos (e militares e diplomáticos, desdobramentos daqueles), ignorando o que veio a se conhecer modernamente por história econômica e social. Toda a história da Grécia antiga precisa dar atenção à condução parcial pelas fontes. Espero q ajude






Perguntas interessantes