História, perguntado por felicioelzi, 4 meses atrás

10 perguntas sobre as monarquias nacionais

Soluções para a tarefa

Respondido por SLbigroaddInove88
0

Resposta:

1 ) Por volta do século XVI, associa-se à formação das monarquias nacionais europeias:

r: a demanda de protecionismo por parte da burguesia mercantil emergente e a circulação de um ideário político absolutista.

2) Os Estados Nacionais Português e Espanhol só se consolidaram efetivamente a partir do século XV. A formação desses dois Estados, que se localizam na Península Ibérica, está relacionada diretamente:

R: Espanha e Portugal só se formaram a partir da luta contra os muçulmanos, que haviam ocupado praticamente toda a Península Ibérica durante sua expansão no período medieval. A formação desses dois Estados caracterizou-se também pela forte presença da religião católica na região, fato que deu a alcunha de “reis católicos” aos monarcas ibéricos.

3)Luiz XIV, da França, foi considerado o modelo de monarca absolutista. Sua expressão “O Estado sou Eu” traduz uma premissa básica da formação do Estado Moderno, que é:

R: A expressão “O Estado sou Eu” traduz a ideia de que o rei é a fonte de todo o poder político. Os homens que compõem a nação por ele governada não são cidadãos, mas súditos do rei. A força política do rei consistia em ser ele o legislador, o juiz e o executor da lei. O monarca absoluto personificava o Estado.

4)(Pucsp) "O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve acreditar-se que ele vê melhor..." (Jacques Bossuet.).

R: A concepção da emanação divina do poder do rei absoluto era uma das principais características da estratégia que “arquitetos” dos Estados Nacionais Modernos, com Jean Bodin, desenvolveram para dar legitimidade a esse tipo de poder. Na formação dos Estados Nacionais Europeus, a fonte do poder.

5) (PUCRS) Dentre os vários meios desenvolvidos nos  Estados nacionais modernos para garantir o poder das monarquias não se pode citar a adoção de:

a) leis e justiças unificadas.

b) força militar permanente.

c) sistema tributário.

d) universalismo religioso da igreja católica.

e) burocracia administrativa.

Resposta: alternativa D

6) Formação dos Estados Nacionais e do Absolutismo: (UNIRIO) O Absolutismo monárquico manifestou-se de formas variadas, entre os séculos XVI e XVIII na Europa, através de um conjunto de práticas e doutrinas político econômicas que fundamentavam a atuação do Estado Nacional Absoluto. Dentre essas práticas e doutrinas, identificamos corretamente a:

a) condenação da doutrina política medieval que justificava a autoridade monárquica absoluta através do direito divino dos reis.

b) concentração dos poderes de governo e da autoridade política na pessoa do rei identificado com o Estado.

c) promoção política das burguesias nacionais, principais empreendedores mercantis da expansão econômica e geográfica do Estado moderno absoluto.

d) adoção de práticas capitalistas e liberais como fundamento da organização econômica dos Impérios coloniais controlados pelas monarquias europeias.

e) rejeição dos princípios mercantilistas: dirigismo econômico e protecionismo alfandegário.

resposta: alternativa B

Apenas conseguir citar 6 exercicios espero que ajude

Perguntas interessantes